ATO RELIGIOSO Símbolos sacros chegaram ontem a Palmares, Mata Sul, e vão circular por paróquias, comunidades carentes e presídios de Pernambuco, até o dia 1º de fevereiro

Começam na próxima segunda-feira as primeiras comemorações do Bote Fé Recife, evento religioso que marca a 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será celebrada pela primeira vez no Brasil, no ano que vem. A cruz de quatro metros e o ícone (imagem de Nossa Senhora), considerados os símbolos da JMJ, chegaram ao Estado ontem à noite, pela diocese de Palmares, na Mata Norte. Na capital, milhares de jovens devem acolher a cruz e o ícone, que peregrinam desde 1985 pelo mundo.

Às 12h do dia 16, os dois objetos já estarão no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Soledade, onde uma missa será celebrada. Após a missa, haverá uma caminhada e um grande show no Marco Zero, das 14h até a 0h. A Arquidiocese de Olinda e Recife levará os símbolos sagrados para paróquias, comunidades carentes, presídios e unidades socioeducativas, durante os dias em que estiverem na capital, para comemorar o Bote Fé Recife. O evento segue até o dia 19.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, devem permanecer no Estado até o dia 1º de fevereiro e percorrer os territórios das dez dioceses existentes em Pernambuco.

Para Dom Fernando Saburido, arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, a Jornada Mundial da Juventude será o maior evento religioso da história do Brasil. É um marco para o nosso País. Queremos que a juventude se sinta mais próxima da igreja. Não é apenas um evento, é um compromisso com a fé.

Cerca de 500 jovens já estão fazendo parte do grupo de voluntários que estão organizando o Bote Fé Recife. As comemorações da Arquidiocese de Olinda e Recife continuarão, mesmo depois de os símbolos seguirem para outros Estados.

No ano passado, a jornada foi realizada em Madrid, Espanha, e reuniu mais de dois milhões de jovens entre os dias 16 e 21 de agosto. O recorde do evento foi nas Filipinas, em 1995, quando quatro milhões de pessoas celebraram a cruz e a imagem de Nossa Senhora.

Queremos bater o recorde de público no Brasil. Esperamos receber mais de cinco milhões de pessoas no Rio de Janeiro. Será mais uma graça recebida, disse Dom Fernando Saburido.

Segundo o padre Gimesson Silva, da Comissão Arquidiocesana para a Juventude, o Bote Fé Recife tem os objetivos de celebrar a religiosidade, valorizar as expressões culturais do Estado e favorecer uma reflexão sobre a realidade social da juventude. É um evento histórico. Maior que a Copa do Mundo e as Olimpíadas, afirmou.

Os símbolos sagrados seguirão para a Paraíba e ainda devem passar por todas as dioceses do Brasil, até o dia da jornada. Eles chegaram ao País em setembro do ano passado.

Fonte: Jornal do Commercio – 13/01/2012