Dom Fernando Saburido esteve hoje (04/09) pela manhã em uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de Olinda e Recife: a de Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, em Paulista, que tem 340 anos de história. O arcebispo foi um dos homenageados do dia com a outorga da Comenda Padre João Ribeiro, em comemoração aos 85 anos de emancipação do município do Paulista.

A comenda, que é a mais alta condecoração cedida pelo município, foi entregue pelas mãos do prefeito Júnior Matuto. “Escolher dom Fernando para receber a Comenda Padre João Ribeiro é um gesto de reconhecimento a uma pessoa que ‘trata bem, não importa a quem’, disse o prefeito. E continuou: “A Igreja Católica, capitaneada por dom Fernando, vem fazendo um trabalho de inclusão, uma obra que dá vida as pessoas”.

Pelos serviços prestados ao município durante a pandemia, quatro enfermeiros e três médicos receberam a comenda durante a cerimônia. O sacristão da igreja matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, Pedro Victor Bacelar, também foi agraciado pela comenda, por seu trabalho social e evangelizador ao participar ativamente da arrecadação e entrega de donativos da Paróquia aos mais necessitados da região.

Como parte da festa da padroeira, o arcebispo presidiu missa em ação de graças pelos 85 anos de emancipação do município do Paulista. A missa foi concelebrada pelo pároco, padre Charles Araújo, que agradeceu o carinho de dom Fernando pela Paróquia e pelo povo do Paulista. Em sua homilia, dom Fernando destacou que “esta paróquia é abençoada por celebrar Nossa Senhora com o título de Prazeres, que são as alegrias pelas quais passou, dentre as quais o nascimento e a ressurreição de Jesus, além de sua chegada à glória no céu como Rainha e Mãe da Igreja”, disse o arcebispo. “De modo que, como presente para Nossa Senhora nessa festa, devemos dar nossa total adesão a Jesus, ao seguimento de sua Palavra, porque é isso que ela quer de nós”, concluiu.

As festividades na Paróquia começaram na quinta-feira (03/09). O encerramento será no domingo, dia 13, com missas solenes às 8h e às 11h. A procissão será em forma de carreata, às 15h, para evitar aglomeração, com a imagem da santa percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade.

Pascom AOR