A Pastoral da Sobriedade realizou sua Assembleia Nacional nos dias 25 a 27 de abril de 2025, no Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro, com a participação de 37 representantes das equipes de coordenações regionais.

A vice-coordenadora da Pastoral no Regional NE2, Lúcia Josué, acompanhou o coordenador regional João Davi. Lúcia é paroquiana de Nossa Senhora da Soledade, na Boa Vista, e coordenadora da Pastoral na Arquidiocese de Olinda e Recife.

Depois de 21 anos de dedicação à Pastoral, esta foi a primeira participação de Lúcia numa Assembleia Nacional. “Foi muito bom o acolhimento, a organização da Assembleia, a proximidade do assessor espiritual padre Robério Camilo. Um ponto muito importante, talvez o que mais tenha me marcado, foi o contato com o bispo referencial dom Nélio Domingos Zortea, bispo de Cruz Alta (RS), que se mostrou muito sensível aos desafios, sempre com palavras de pastor – de orientação, incentivo e compreensão”, disse Lúcia. “Ele é a sobriedade em pessoa”.

A Assembleia no Rio de Janeiro promoveu formação e troca de experiências, abordando temas como combate e prevenção de dependências químicas. É missão da Pastoral buscar a restauração integral do ser humano, promovendo o acolhimento, a espiritualidade e a reintegração social das pessoas afetadas por vícios.

Acompanhe as notícias sobre a Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Olinda e Recife no Instagram @sobriedade.recife

Pascom AOR