A alegria foi a tônica da 2ª Jornada Missionária da Arquidiocese de Olinda e Recife. Cerca de 300 pessoas foram até o Centro Pastoral Dom Vital, na Várzea, neste sábado (2), para refletir sobre o tema do mês missionário “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, apresentado pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Genilson Sousa, em preparação ao mês missionário (outubro) que se aproxima.

Os missionários chegaram ao Centro Pastoral bem cedo e foram recebidos pelo padre Edicarlos Alves (OMI), que há pouco mais de um ano é o responsável pelo Conselho Missionário Arquidiocesano. Durante uma manhã inteira, o clima de missão e o senso de responsabilidade tomaram conta do lugar. “As camisas identificavam cada grupo e, ao mesmo tempo, a unidade estava formada”, observou o padre Edicarlos.

Em sua apresentação, o padre Genilson lembrou pontos chaves para a caminhada missionária local e o carisma universal, destacando que o “ide” da igreja local tem a ver com a comunhão de todas as igrejas locais com o Papa Francisco na oração, compromisso de todos os cristãos católicos, e com a solidariedade missionária através da coleta missionária, que ajuda o Papa e o Dicastério a acompanhar 1.100 dioceses recém-criadas no mundo. “A Igreja é chamada a viver sua natureza, evangelizando, sendo presença misericordiosa e amorosa no Cristo, o enviado do Pai”, disse o padre Genilson.

Seis oficinas diferentes foram ministradas na Jornada, de acordo com o interesse dos grupos missionários: para a Infância e Adolescência Missionária (IAM), para a Juventude Missionária, para integrantes dos conselhos missionários paroquiais (COMIPA), para os responsáveis pela Comunicação Missionária, para as Famílias Missionárias e para alunos de seminários e casas de formação religiosa (COMISE).

Para o padre Edicarlos, que organizou o evento e acompanhou tudo de perto, inclusive ministrando uma das oficinas, a Jornada foi “um momento importante, pois pudemos preparar as nossas comunidades para bem viver o outubro missionário”. O religioso destacou o que chama de “presença viva da Arquidiocese” por meio da participação de padres, leigos, religiosas, seminaristas e crianças, todos comprometidos com a animação missionária. “Fico muito feliz com essa presença na Jornada, que quer motivar, planejar e promover o engajamento das várias lideranças da missão”, completou.

Ao final da Jornada, foi distribuído o material da Campanha Missionária 2023 (Ide! Da Igreja local aos confins do mundo), cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35), e feito o envio de todos os participantes na Jornada Missionária.

Pascom AOR