Ele é protetor dos que sofrem com a fome, dos doentes e das vítimas de guerra. Mártire no século II depois de Cristo, São Sebastião é um modelo de cristão a ser seguido até hoje. Para celebrar a memória deste importante exemplo da Igreja, cinco paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, que têm o santo como padroeiro, iniciam neste final de semana as suas festividades. Em duas delas, na Paróquia do Vasco da Gama e na do Cordeiro, a saúde será o tema principal das festas. Iniciativa que já antecipa o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Saúde Pública”. Outras três paróquias, Imbiribeira, Alto do Pascoal e Santo Amaro (Avenida Norte), também festejam São Sebastião durante a próxima semana até o dia 22.

Neste sábado a 56ª Festa de São Sebastião, no Vasco da Gama, começa com a procissão da bandeira, às 18h30. Em seguida, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido celebra a missa de abertura das festividades que serguirão até o dia 22 deste mês. Nos nove dias de comemorações estão previstas missas, confissões, café da manhã comunitário, shows e procissão.

O pároco do Vasco da Gama, padre Amaurílio Machado, explicou que a escolha do tema se deu por ser um assunto de interesse público que merece uma reflexão de todos. “Vamos refletir todos os dias temas específicos sobre saúde visando a dignidade humana. Além disso, é o tema da CF deste ano”, afirmou. A expectativa do religioso é que no dia 22, cerca de 10 mil pessoas participem das celebrações.

No bairro do Cordeiro, a festa começa no domingo, 15, e terá como tema “Celebramos nossa fé, construindo ‘Fraternidade e Saúde Pública'”. Na igreja haverá, missas, recitação do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e o encerramento será com uma procissão pelas principais ruas do bairro.

Da Assessoria de Comunicação AOR