A Arquidiocese de Olinda e Recife possui quatro paróquias dedicadas a São Francisco de Assis, cuja memória litúrgica é celebrada no dia 04 de outubro e que traz, em seu nome, a simbologia da simplicidade, abraçada pelo Papa Francisco desde a escolha de seu nome para o pontificado até a opção por vestes sem os adornos utilizados por antigos pontífices. Localizadas nas cidades de Recife, Olinda, São Lourenço e Paulista, as paróquias prepararam uma programação especial para homenagear o padroeiro, conhecido como protetor dos animais. Missas, terços, procissões e bênção dos animais marcarão os dias de festa. Capelas dedicadas ao santo, mesmo em outras paróquias, também viverão período festivo.

Em Paulista, a Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Torres Galvão, celebra em dobro:  realiza a 60ª edição da festa (jubileu de diamante) e comemora os 10 anos de criação da paróquia. De 30 de setembro a 09 de outubro, o tema “Que eu leve a esperança”, retirado da Oração de São Francisco, conduzirá as reflexões dos fiéis que participação das celebrações na igreja matriz.

A cidade de São Lourenço festeja São Francisco de Assis com novenário rezado na igreja matriz da Paróquia que ganhou o nome do santo, no bairro de Timbi. As missas serão celebradas às 19 horas, de 30 de setembro a 09 de outubro, com participação dos vigários episcopais dos vicariatos Várzea, São Lourenço, Cabo, Soledade e Vida Religiosa. A bênção dos animais acontece na terça-feira (04 de outubro) e a procissão com a imagem do padroeiro acontece no domingo de encerramento da festa (09).

Em Recife, a Paróquia São Francisco de Assis, na UR-7 Várzea, celebra o padroeiro de 30 de setembro a 9 de outubro. Durante o período de festa, de segunda a sábado, haverá adoração às 18h40 com terço mariano e missa às 19h30. Nos dois domingos da festa (dias 2 e 9), as missas serão celebradas às 18 horas. No último domingo (9), fiéis conduzirão uma imagem do santo às 17 horas em procissão pelas ruas do bairro, antes da missa solene de encerramento que será celebrada às 18 horas.

Tem programação especial também em Olinda: a Paróquia São Francisco, em Rio Doce, promove a 38ª festa de seu padroeiro, de 29 de setembro até 09 de outubro. A novena será rezada sempre às 19 horas, na igreja matriz, com missas às 19h30. O bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, preside a celebração eucarística na noite do domingo (02).  Já no domingo do encerramento (09), haverá uma Tarde Eucarística com louvor, reflexões, adoração e bênção, que culmina com uma procissão às 16 horas e missa solene às 17 horas, presidida pelo pároco, padre Givanildo Lima.

CONVENTO

Além das paróquias, o Convento de São Francisco, em Olinda, promove a segunda edição de um evento ciclístico com saída do bairro de Salgadinho até o Convento, que fica no Carmo. O 2º Pedal Franciscano acontece no sábado, 1º de outubro, às 7 horas da manhã, abrindo uma programação diversificada que inclui, em quatro dias de festa, exposição fotográfica de alunos e professores do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), bênção dos animais, missas, ação social para atendimento de saúde, atrações artísticas como Geraldinho Lins e Silvério Pessoa, além de quermesse. O tema da festa é “São Francisco e a Eucaristia”, no espírito de expectativa do 18º Congresso Eucarístico Nacional que será realizado em novembro. Uma procissão solene com a imagem de São Francisco percorre as ruas da cidade alta no dia 4 de outubro. Em seguida, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside a missa que será celebrada no encerramento da festa, às 19 horas, na igreja do convento.

CAPELAS

Na cidade do Cabo de Santo Agostinho, um bairro inteiro faz festa, de 03 a 09 de outubro: é que, ao redor do Abrigo São Francisco de Assis, cresceu uma comunidade fervorosa. O terreno pertencia à Igreja, que foi aos poucos doando lotes aos pobres. O resultado foi o surgimento do Bairro de São Francisco, que celebra o santo padroeiro na capela do abrigo administrado pelas Irmãs Franciscanas do Imaculado Coração de Maria. Um dos momentos mais emocionantes da festa reúne muitos fiéis, e por isso acontece no largo do abrigo, fora da capela: é a Missa Campal do Irmão Sol, às cinco da manhã do domingo (09), quando os moradores ficam descalços e rezam uma oração de saudação ao Irmão Sol, conforme fazia São Francisco. No decorrer do dia, há bênção dos animais, e outras duas celebrações eucarísticas (pela manhã e à tarde) – a de encerramento será às 15 horas, presidida pelo monsenhor José Severino, vigário episcopal do Cabo de Santo Agostinho, seguida de procissão com a imagem do santo percorrendo as principais ruas do bairro e retornando à capela, de onde será dada aos fiéis a Bênção do Santíssimo Sacramento.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Santa Luzia, no bairro da Torre, no Recife, também prepara festa para São Francisco, na capela que fica localizada na Vila Santa Luzia. De 30 de setembro a 4 de outubro, serão celebradas missas todos os dias na Capela de São Francisco, sendo que na terça-feira (04) haverá, além da bênção dos animais às 7 horas da manhã, atendimento veterinário gratuito a partir das 8 horas. No mesmo dia 4, na vivência do Congresso Eucarístico Nacional, a Paróquia da Torre fará adoração ao Santíssimo Sacramento na igreja matriz e iniciará uma procissão com a imagem de São Francisco até a capela, na Vila de Santa Luzia, onde será celebrada a missa de encerramento da festa.

Quem faz festa também para o santo é a Capela São Francisco de Assis, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Integração Muribeca, que faz parte do Vicariato Ibura. A festa começa no dia 4, e vai até o dia 8, com missas todos os dias às 19h30. No encerramento da festa (dia 8), o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, que é também administrador da Paróquia, participa de procissão com imagem de São Francisco, às 18h30, e em seguida preside a santa missa.

Por conta das eleições, o tríduo de São Francisco na capela do bairro de Jardim Uchôa, que pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Barro, será celebrado de seis a oito de outubro. A solenidade acontece na missa do domingo (09), às 16 horas, com procissão em seguida.

VIDA SANTA

Francisco nasceu entre 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Curioso que seu pai o batizou com o nome João (Giovanni), mas depois de uma viagem à França, trocou seu nome para Francisco, em homenagem à terra que achou encantadora. Despojou-se de seus bens em favor da vivência radical do Evangelho e entregou-se ao serviço dos leprosos, ao cuidado com a natureza e à evangelização dentro e fora das igrejas. A aprovação do carisma franciscano foi-lhe dada em 1209 pelo Papa Inocêncio III. De lá para cá, mudou a vida dos que conheceu, até mesmo depois de sua morte, em 3 de outubro de 1226. Menos de dois anos depois, Francisco foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Tornou-se o padroeiro dos animais, pela sua admiração e relação estreita com a natureza. 

Pascom AOR