sjoseA Igreja celebra nesta quinta-feira, 19, Solenidade em honra de São José. Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

O santo é padroeiro de 23 cidades de Pernambuco (Abreu e Lima, Água Preta, Amaraji, Angelim, Bezerros, Bodocó, Brejo da Madre de Deus, Capoeiras, Carpina, Chã Grande, Custódia, Dormentes, Feira Nova, Frei Miguelinho, Ingazeira, Joaquim Nabuco, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, São José do Belmonte, São José do Egito, Surubim, Venturosa e Vertentes). Sendo duas delas pertencentes à Arquidiocese de Olinda e Recife: Abreu e Lima e Amaraji.

São José é venerado com programação especial nas paróquias que o tem como santo protetor.

ABREU E LIMA

Na Região Metropolitana do Recife, São José é padroeiro da cidade de Abreu e Lima, onde é feriado, nesta quinta (19). Sob o tema ’50 Anos a serviço da vida e da esperança’, a Festa de São José comemora também os cinquenta anos da paróquia de Abreu e Lima, que tem o nome do santo.

Nesta quinta (19), serão realizadas missas e recitais do terço. Às 10h, haverá uma concentração eucarística, com o Monsenhor Lino Rodrigues, vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife. Às 16h, a celebração será com Dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em seguida, haverá procissão e show com a cantora de músicas católicas Adriana Arydes, que se apresentará às 20h, na Praça Antonio Vitalino, no centro de Abreu e Lima.

 

AMARAJI

Em Amaraji, na Zona da Mata Sul do estado, também haverá festa para São José. Na manhã desta quinta (19), houve o repique dos sinos. às 10h, haverá missa e, às 16h, uma procissão pelas principais ruas da cidade. Em seguida, será celebrada a missa de encerramento.

 

CENTRO DO RECIFE

Com a interdição da Igreja Matriz de São José, no centro do Recife, a festa está sendo realizada na Igreja da Santíssima Trindade, na avenida Dantas Barreto. O dia dedicado à memória do patrono universal da Igreja será vivenciado com quatro Celebrações Eucarística (8h, 12h, 16h e 19h).

 

CASA CAIADA – OLINDA

A Paróquia de Casa Caiada, em Olinda, tem São José como padroeiro e iniciou às 7h30 às homenagens com a Oração das Laudes e, em seguida, foi servido o café da manhã para a comunidade. A Solene Concelebração Eucarística em honra ao padroeiro e pelos 18 anos de sacerdócio do pároco, padre José Severino, começou às 10h. A procissão com a imagem do santo está marcada para às 17h. Já às 18h30, o vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e bispo emérito da Diocese de Palmares, dom Genival Saraiva, preside a Missa de Encerramento das festividades.

 

Da Assessoria de Comunicação AOR com informações do G1 Pernambuco