No domingo (20) da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o arcebispo de Olinda e Recife foi até o município de Camaragibe, na região metropolitana, para participar das comemorações pelo Dia de São Pio X, na paróquia que leva o nome deste santo Papa. O primeiro compromisso em Camaragibe, no entanto, logo cedo, às 8 horas, foi reservado: o arcebispo foi recebido pela comunidade religiosa das irmãs carmelitas descalças, no Carmelo da Imaculada Conceição.

Cerca de 25 religiosas rezaram e cantaram com dom Paulo. Do lado de fora, podia-se ouvir a alegria do encontro das ovelhas com seu pastor. Como o acesso à clausura é restrito a padres e religiosos, somente o pároco de São Pio X, paróquia onde está localizada o Carmelo, pôde entrar e registrar, em fotos, a visita do arcebispo às irmãs. “Esta paróquia tem um tesouro, que é o Carmelo”, comentou dom Paulo Jackson. “Agradeço a doação e oração das irmãs, que certamente, sustentam a vida do pároco e da comunidade”. O arcebispo refere-se ao carisma do Carmelo: dedicar a vida na simplicidade, em oração e adoração, ação de graças, reparação e súplica.

Na matriz de São Pio X, cerca de 700 pessoas participaram da celebração eucarística, que fazia parte da programação da festa do padroeiro. A missa foi concelebrada pelo pároco, padre Henrique Benjamim, e pelo padre visitante Manoel Henrique, da diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Sobre o altar, estava exposta uma relíquia do padroeiro, o papa Pio X, que governou a Igreja de 1903 a 1914.

A homilia de dom Paulo Jackson contemplou reflexões sobre o padroeiro, mas também sobre a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Para o arcebispo, este dogma mariano ressalta “o importante papel das mulheres, a santidade do corpo que é templo do Espírito Santo, e que nosso destino não é um jazigo, um buraco na terra, mas o céu”. Quanto às virtudes de São Pio X, desejou que, como o santo, a comunidade tivesse muito amor à santa Mãe de Deus e à Eucaristia, sempre valorizando e ajudando os pobres.

Uma família presenteou o arcebispo em nome da comunidade e a prefeita de Camaragibe, Nadege Queiroz, entregou ao arcebispo um quadro do padroeiro. À tarde, procissão e missa encerraram o domingo da festa de São Pio X. Na segunda-feira, dia oficial dedicado ao santo, será celebrada missa na matriz, às 19 horas.

Pascom AOR