A Banda Marcial da Pessoa Idosa de Pontezinha deu as boas-vindas ao arcebispo e comitiva

Criada há apenas sete anos, a paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada em Pontezinha, distrito municipal do Cabo de Santo Agostinho, recebeu com festa, neste fim de semana, dias 14 e 15/09, sua primeira visita pastoral. Na manhã do sábado, em frente à matriz, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e comitiva arquidiocesana foram recepcionados pelo administrador paroquial padre Thiago Luz e comunidade, ao som a Banda Marcial da Pessoa Idosa de Pontezinha.


Encontro com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP)

Dom Fernando Saburido e dom Limacêdo Antônio revezaram-se na programação da visita pastoral. Trabalhando por uma igreja missionária, os bispos conheceram a realidade das comunidades e foram ao encontro das ovelhas.

Encontro com o CPP

Após a oração matinal do sábado, dom Fernando, a comitiva da Arquidiocese e o administrador paroquial participaram do Encontro com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), para dialogar com os coordenadores. Em seguida, aconteceu na matriz a reunião com as Comissões Pastorais de Liturgia, Vida e Família, Dízimo, Pascom, Juventude, Catequese, Bíblica, Missão, Social e Laicato.

Grupo de Samba de Coco saudou o arcebispo e comitiva na comunidade Santo Antônio em Pontezinha
Comunidade Santo Antônio

Ainda na parte da manhã, o arcebispo visitou duas comunidades e alguns paroquianos enfermos.  Pontezinha é conhecida como a terra do Samba de Coco, dança praticada também no litoral de Pernambuco. Na comunidade Santo Antônio, os fiéis envolveram o arcebispo e comitiva no ritmo do Coco, ao som do grupo Toadas de Pernambuco. A comunidade Santo Antônio foi criada com o apoio de pescadores e moradores que costumam dançar o Samba de Coco em Pontezinha.

À tarde, dom Limacêdo teve encontro na matriz com as crianças da Catequese e da Infância e Adolescência Missionária. O bispo auxiliar rezou e cantou com a criançada. Depois, seguiu com a comitiva arquidiocesana para visitar três comunidades em Barra de Jangada (Jaboatão): Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora Aparecida e Imaculada Conceição. Nesta última, dom Fernando encerrou o primeiro dia da visita pastoral celebrando a Santa Missa, na festa da exaltação da Santa Cruz.

Os desafios são grandes na paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, pois quatro das oito comunidades estão no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes. Além da matriz, a paróquia possui oito comunidades. As comunidades Santo Antônio, Santa Terezinha, São Francisco e São João Batista estão no município do Cabo e as quatro demais, ficam no município de Jaboatão dos Guararapes: comunidade Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora Aparecida, Imaculada Conceição e Bom Pastor.

Comunidade São Francisco, na Vila Nova Cambuim (Cabo)

O domingo, segundo dia da visita pastoral, teve início com a acolhida do arcebispo metropolitano na capela São Francisco de Assis, no Cambuim, Pontezinha, Cabo. Na mesma localidade, dom Fernando visitou paroquianos enfermos, como o idoso senhor Vieira, de 96 anos.  

A comunidade São João Batista, localizada na Vila João de Deus, com 31 anos de existência, é marcada pelo envolvimento dos fiéis nos trabalhos pastorais e a preocupação com o futuro das crianças. No mesmo bairro, o arcebispo visitou e abençoou a paroquiana dona Sebastiana, de 62 anos. Dona “Bal”, como é conhecida na Vila João de Deus, serviu por muitos anos na paróquia e ficou cega devido ao Glaucoma e agravamento da Diabetes, mas sua família permanece dedicada à vida da Igreja. Seu esposo, Manoel e suas filhas, atuam ativamente como voluntários na capela. A última comunidade visitada pelo arcebispo foi a do Bom Pastor, em Guruji, Barra de Jangada, Jaboatão. Conforme relato do administrador paroquial, a região sofre com altos índices de Leptospirose na época das cheias, devido à falta de saneamento básico.

Dom Fernando dialogou com a Juventude da paróquia

A tarde do domingo foi marcada pela interação com os grupos jovens da paróquia. Dom Fernando foi recebido pela juventude do Crisma, pelo grupo Juventude Missionária Gratia Plena e pelo EJC. O arcebispo conversou com o pároco, com o coordenador da Juventude do Vicariato Cabo, diácono Genival Cunha e com os coordenadores da Juventude na paróquia. No fim da tarde, o arcebispo assistiu a uma apresentação musical da Orquestra Alegria Crianças do Cabo. A visita pastoral foi encerrada com celebração Eucarística presidida pelo arcebispo e concelebrada pelo vigário episcopal do vicariato Cabo, padre Josivaldo Bezerra e pelo padre Thiago. Em sua homilia, dom Fernando refletiu que as três leituras do domingo têm em comum a misericórdia divina e o poder da oração. “Há muito mais alegria por um pecador que é reencontrado do que pelas 99 ovelhas que estavam no redil”.

Visita pastoral foi encerrada com celebração Eucarística campal

(Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife)