A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, realizou, entre os dias 15 e 17 de setembro, o 1? Encontro de Jovens com Maria – EJM – com o tema: “Mãe, acolhe-me em teu colo”. Baseado em iniciativas pastorais semelhantes, o encontro inspirou-se no capítulo oitavo da Constituição Dogmática Lumen Gentium, intitulado “A bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, no mistério de Cristo e da Igreja”. Ele foi planejado com o objetivo de apresentar aos jovens os núcleos fundamentais da fé e provocar neles uma resposta de adesão ao discipulado jovem na Paróquia. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Jaboatão Centro é a primeira Paróquia no Nordeste a implantar este retiro no formato de três dias para viver a espiritualidade mariana. Outros registros são encontrados na região Sul do país.

Durante esses três dias, 50 jovens e cerca de 200 servos, divididos em 15 equipes, viveram uma profunda experiência com Nossa Senhora através de pregações, louvor, adoração e estudos. Entre os pregadores estavam o padre Laion Fernando, da Obra de Maria, padre Edson André, da Paróquia São Benedito de Olinda, e a Irmã Maria Luiza.

Foram seis meses de preparação para esta implantação, realizando ações, espiritualidades e inscrições de jovens participantes. Houve mais procura por inscrições do que as vagas disponíveis, o que surpreendeu a organização. Segundo Gustavo Delfino, dirigente geral do EJM, foram inscritos jovens de paróquias do Recife, de Olinda, do Cabo de Santo Agostinho e de Moreno. “Isso prova que existe uma juventude querendo o colo de Nossa Senhora e disposta a viver essa experiência de amor com Ela. Nesta implantação, não tínhamos dimensão do sucesso que seria e não conseguimos acolher todos, mas já estamos trabalhando para o próximo EJM e algumas paróquias já nos procuraram para implantar o encontro também nelas”, comentou Delfino.

Os jovens participantes continuam suas atividades com equipes que recebem os títulos de Nossa Senhora e são acompanhados por um líder, que fará estudos mensais sobre Maria e a Igreja. Heitor Pyhrro, um dos jovens encontristas, comentou: “O EJM despertou em mim a sede de aprofundar muito mais as razões da fé. Foi um momento marcante de reavivar o amor pela Igreja através da espiritualidade mariana”.

Padre Kaio Cavalcanti, pároco de Nossa Senhora do Rosário e diretor espiritual do EJM, ressalta que o encontro não se tratou de um evento. “Não foi mais um evento, e sim uma tentativa de resposta aos desafios da evangelização nos centros urbanos, sobretudo entre as novas gerações”, afirmou o padre.

O fato de o EJM ter nascido numa casa dedicada a Nossa Senhora alegrou o coordenador Gustavo Delfino. “Não somente para mim, mas foi uma alegria para todos os paroquianos de Nossa Senhora do Rosário de Jaboatão. Aqui nascerão muitos frutos e vamos levantar um grande exército de Maria aonde o EJM chegar”, completou.

As Paróquias que desejarem implantar o EJM podem fazer contato com a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário pelo (81) 99144-5563.

Pascom – Paróquia N S Rosário