
A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira e imperatriz da cidade do Paulista, terá início nesta quinta-feira, 03 de setembro. As celebrações acontecerão na Igreja Matriz, localizada no bairro de Maranguape 2. Toda a programação foi preparada sob o direcionamento dos órgãos competentes para evitar a propagação do novo coronavírus.
A festividade será realizada entre os dias 03 e 13 de setembro, na Igreja Matriz localizada no bairro de Maranguape 2. A cada dia famílias, comunidades, pastorais, movimentos e serviços são convidados a meditar sobre as alegrias de Nossa Senhora durante a novena.

Pensando na segurança dos fiéis e seguindo os protocolos do Governo do Estado, Ministério Público de Pernambuco e orientações da Arquidiocese de Olinda e Recife, foi ampliado o número de celebrações diárias. Haverá duas Missas durante a semana (16h e 19h30) e três aos domingos (8h, 16h e 19h).
A Equipe de Acolhida irá aferir a temperatura e higienizar as mãos dos participantes com álcool em gel. Além de orientar sobre o uso obrigatório da máscara, distanciamento social e observar o número de participantes no interior do templo para evitar aglomeração. As missas da festa também serão transmitidas ao vivo pelo Youtube. Os devotos podem assistir às cerimônias acessando o canal Pascom Prazeres no Youtube. A cobertura será feita através do Facebook Pascom Prazeres e no Instagram @pascomprazeres_ .
A abertura das comemorações será nesta quinta-feira, 03, com exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento, às 15h, seguida de Celebração Eucarística. Já às 19h30, os devotos participarão da Missa das Alegrias. O hasteamento da bandeira da padroeira será feito no término da cerimônia.
No dia 04 de setembro, aniversário do município do Paulista, às 9h ocorrerá o ato de entrega da Comendas Padre João Ribeiro. Honraria concedida pela prefeitura à pessoas com relevantes serviços prestados à sociedade. Dois representantes da Igreja Católica receberão a homenagem. O primeiro deles é o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, pelos 20 anos de episcopado.

O jovem paroquiano, Pedro Victor Bacelar, será agraciado com a comenda por seu trabalho social e evangelizador. Ele foi responsável pelo recebimento e entrega dos donativos às pessoas necessitadas neste período de pandemia. A paróquia distribuiu mais de 800 cestas básicas. Além disso, em suas viagens missionárias pelo Brasil e no mundo, Victor sempre faz questão de levar a bandeira da cidade. Foi assim durante o encontro do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) em Roma. Na audiência com o papa Francisco, ele estava com o símbolo maior do munícipio.
A Missa de aniversário pelos 85 anos de emancipação do munícipio do Paulista será celebrada às 10h.
O encerramento do novenário será no domingo, 13. Neste dia haverá duas Missas Solenes (8h e 11h). O período da tarde está reservado para a carreata. A procissão teve que ser adaptada para que não ocorra concentração de pessoas. Fiéis farão percurso nos seus carros. O ponto de partida será a Igreja Matriz. A saída está marcada para às 15h. A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade.
Tema – O tema da Festa de 2020 se resume num pedido: Lembrai-vos! Expressão presente numa uma oração mariana medieval escrita por São Bernardo de Claraval. De acordo com o pároco padre Charles Araújo, a inspiração surgiu como sinal de esperança e confiança. “Estava passando por um período difícil em relação à minha saúde, e esta prece chegou até mim através de alguém. Ela me fez refletir ainda mais sobre o amor de Nossa Senhora, que como mãe, nunca se cansa de socorrer os seus filhos. Isso foi confirmado neste período de pandemia. A Virgem Maria também nos pede que lembremos uns dos outros, principalmente, na busca de Deus e no serviço da caridade aos irmãos”, ressaltou o sacerdote.
Devoção – A veneração a Nossa Senhora dos Prazeres surgiu em Portugal por volta da 1490. O título Prazeres se refere às sete alegrias de Nossa Senhora ao longo de sua vida.
A devoção chegou muito rápido ao Brasil. O primeiro registro de devoção à santa se dá na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, em 1551, trazida pelo frei Pedro Palácios. Em Pernambuco, consta no livro de tombo da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, no Paulista, que no ano de 1619 o bispo da Diocese de São Salvador da Bahia criou a vigararia de Maranguape onde hoje é o município do Paulista, e dom João IV, rei de Portugal, nomeou como vigário dom Manoel Rodrigues Neto. A vigararia já tinha como invocação Nossa Senhora dos Prazeres.
Nos arquivos da paróquia não existem registros de ermida (pequena capela) em honra de Nossa Senhora dos Prazeres anteriores a sua Igreja. Datada de 1659, foi construída sob as ordens do capitão João Fernandes Vieira, herói da Batalha dos Guararapes e homem profundamente religioso, logo após vencer a luta. Fernandes Vieira acreditava que a expulsão dos holandeses do território brasileiro se deu graças à intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres. Outra igreja também dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres foi erguida no monte onde houve o combate no município de Jaboatão dos Guararapes. Ambas Igrejas foram inauguradas no mesmo ano: 1659.
Com a criação da diocese de Olinda em 16 de novembro de 1676, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes foi elevada à categoria de paróquia em 1681. Em 2019, a paróquia comemorou 400 anos de devoção a Nossa Senhora dos Prazeres na cidade do Paulista.
FESTA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres
(Rua Noventa e Quatro, nº 38 – Maranguape 2 – Paulista/PE)
Dias: 03 a 13 de setembro
Informações: 81 3372.1671
Programação da Festa 2020
03/09/2020 – Quinta-feira: Abertura da Festa.
15h: Exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.
16h: Celebração da Santa Missa.
19h30: Missa das Alegrias. Ao término, haverá o hasteamento da bandeira.
04/09/2020 – Sexta-feira – Celebração de 85 anos de emancipação do Município do Paulista.
9h: Entrega das Comendas Pe. João Ribeiro.
10h: Celebração Eucarística de aniversário do Município do Paulista
18h30: Novena a Nossa Senhora dos Prazeres.
19h30: Celebração da Santa da Missa.
05/09/2020 – Sábado.
18h30: Novena a Nossa Senhora dos Prazeres.
19h30: Celebração da Santa Missa.
06/09/2020 – Domingo.
8h: Celebração da Santa Missa.
16h: Celebração da Santa Missa.
18h: Novena a Nossa Senhora dos Prazeres.
19h: Celebração da Santa Missa.
07/09/2020 – Segunda-Feira.
16h: Celebração da Santa Missa.
18h30: Novena a Nossa Senhora dos Prazeres.
19h30: Celebração da Santa Missa.
08/09/2020 – Terça-Feira.
16h: Celebração da Santa Missa.
18h30: Novena a Nossa Senhora dos Prazeres.
19h30: Celebração da Santa Missa
09/09/2020 – Quarta-feira.
16h: Celebração da Santa Missa.
18h30: Novena a Nossa Senhora dos Prazeres.
19h30: Celebração da Santa Missa.
10/09/2020 – Quinta-Feira.
15h: Exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.
16h: Celebração da Santa Missa.
18h30: Novena a Nossa Senhora dos Prazeres.
19h30: Celebração da Santa Missa.
11/09/2020 – Sexta-Feira.
16h: Celebração da Santa Missa.
18h30: Novena a Nossa Senhora dos Prazeres.
19h30: Celebração da Santa Missa.
12/09/2020 – Sábado – Primeiras Vésperas da Solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, Excelsa padroeira e Imperatriz da cidade do Paulista.
16h: Celebração da Santa Missa.
18h30: Novena a Nossa Senhora dos Prazeres.
19h30: Celebração da Santa Missa.
13/09/2020 – Domingo – Solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, excelsa Padroeira e Imperatriz da Cidade do Paulista.
8h: Celebração Solene da Santa Missa.
11h: Celebração Solene da Santa Missa (Missa das Alegrias).
15h: carreata com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas principais ruas e avenidas da Cidade do Paulista.