O Papa Francisco acolheu nesse sábado, 18 de novembro, o pedido de renúncia, em razão da idade, apresentado por dom Mariano Manzana ao governo pastoral da diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou dom Francisco de Sales Alencar, atual bispo de Cajazeiras, para a diocese de Mossoró. A presidência da CNBB enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao emérito.

SAUDAÇÃO A DOM FRANCISCO DE SALES ALENCAR

Estimado irmão no episcopado,
Dom Francisco de Sales Alencar

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação para a diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Saudamo-lhes, nesta ocasião, com uma afirmação do Papa Francisco em uma de suas Audiências Gerais, na qual salienta que “cada cristão é chamado, todos os dias, a empenhar-se com um coração indiviso na vocação e na missão que Deus lhe confiou, servindo a Ele e ao próximo em espírito de caridade”.

Desejamo-lhes que, inspirado no Papa Francisco em sua nova missão, o senhor possa crescer todos os dias na fé, na caridade e no testemunho zeloso de Cristo.

Que Deus o abençoe e o proteja!

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

BIOGRAFIA DE DOM FRANCISCO DE SALES

Dom Francisco de Sales nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995. Ele completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.

Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco. Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

Foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, município do sertão paraibano. E em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB, como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, dom Francisco exercia a função de secretário.

AGRADECIMENTO A DOM MARIANO MANZANA

Estimado irmão no episcopado,
Dom Mariano Manzana,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua vida doada à Igreja no Brasil nestes quase 19 anos de presença na Igreja Particular de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A diocese, da qual agora se torna emérito após anos de pastoreio, expressa o que traduz o seu lema episcopal “Cristo para todos”, uma Igreja missionária e que contou com a reorganização do serviço pastoral com a criação de novas paróquias e inúmeros projetos como as Santas Missões Populares, o Seminário Maior e a Faculdade Diocesana de Mossoró.

Que agora, nesta nova fase de seu ministério, o senhor continue servindo com a plena consciência de que a emeritude implica também num momento novo de sua missão para o bem da Igreja.

Rogamos a Deus que lhe cubra de bênçãos.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

BIOGRAFIA DE DOM MARIANO MANZANA

Dom Mariano Manzana nasceu em Mori – Trento, na Itália, em 13 de outubro de 1947. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano de Trento. A ordenação presbiteral ocorreu no dia 26 de junho de 1973. Foi vigário da Paróquia São Pio X, em Trento de 1973 até 1976.

Em 1977 chega ao Brasil como missionário e se instala na diocese de Mossoró, assumindo como pároco da paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Umarizal. Neste período, torna-se também responsável pela formação dos seminaristas da diocese de Mossoró no Seminário de João Pessoa, na Paraíba até 1993, quando retornou à Itália para continuar seus trabalhos religiosos. Na Itália, assume responsabilidade pela Casa do Clero da arquidiocese de Trento e foi delegado episcopal para as missões da arquidiocese de Trento, de 1993 a 2004.

Em 15 de junho de 2004 foi nomeado bispo para assumir a diocese de Mossoró pelo Papa João Paulo II. Sua ordenação episcopal ocorreu em 5 de setembro de 2004 em Trento, na Itália. Toma posse como sexto bispo da diocese de Mossoró em outubro de 2004.  Dom Mariano Manzana também já foi presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do regional Nordeste 2 da CNBB.