A Câmara Municipal do Recife realiza nesta quinta-feira, 4, Reunião Solene em homenagem ao Dia do Padre. Todos os sacerdotes, religiosos e religiosas e o povo de Deus estão convidados para participar da sessão. A data é celebrada em memória de São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes. Filho de uma família de camponeses, o vigário nasceu no ano de 1786 em uma pequena aldeia, Dardilly, que fica perto de Limonest, a dez quilômetros ao norte de Lyon, na França.

No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade, tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia. Mesmo com a desconfiança de seus superiores, São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal. Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fiéis.

No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos. São João Maria Vianney morreu aos 73 anos, em 4 de agosto de 1859. Antes de ser canonizado, pelo Papa Pio XI, a pequena cidade onde morava, Ars, já havia se tornado um centro de peregrinação.

Honraria – Durante a solenidade, o vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida receberá o Título de Cidadão Recifense. Nesta quinta-feira o monsenhor completa 27 anos de sacerdócio, por isso a escolha da data para a homenagem. Monsenhor Albérico é Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, desde 2001. Exerceu a função de Secretário Executivo da CNBB NE2. Na Arquidiocese de Olinda e Recife tem forte atuação na Coordenação da Pastoral da Saúde, tendo sido Capelão do Hospital Oswaldo Cruz, no período de 2000 a 2004. É Membro do Conselho Presbiteral e Membro da Coordenação do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

Biografia – Pernambucano de Alagoinha, monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida, nasceu em 22 de janeiro de 1949, no Distrito de Perpétuo Socorro, como o terceiro filho do casal Onécio Benigno de Almeida, que trabalhava como comerciante e da Senhora Margarida Chalegre Bezerra. Fez sua 1ª comunhão aos 7 anos de idade e logo em seguida a Crisma, pois na época não havia limite de idade para esses sacramentos. Sua vocação para o sacerdócio se manifestou desde cedo. Fez seu curso primário no Distrito onde nasceu, na Escola José de Almeida Maciel e na Escola Típica Rural. Posteriormente com a mudança da família para Pesqueira, fez o ginasial naquela cidade, na Escola Comercial Municipal, juntamente com curso profissionalizante de auxiliar de escritório, havendo nessas escolas adquirido a bagagem que lhe levaria a entrar no mercado de trabalho e poder ajudar a família, exercendo funções de auxiliar de escritório e balconista em farmácias na cidade de Pesqueira.

Com a mudança da família para o Recife, trabalhou durante algum tempo na Farmácia Jaime da Fonte, nos Quatro Cantos, e Farmácia Trionom, enquanto terminava seus estudos de 2º grau no Colégio Estadual Historiador Pereira da Costa, que funcionava no Colégio Nóbrega, à noite. Ingressou no Instituto de Teologia do Recife e terminou seus estudos de seminário na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado diácono, por dom Helder Câmara, na Igreja Bom Jesus do Arraial, em Casa Amarela, em 4 de fevereiro de 1984 e, posteriormente, por dom Lamartine Soares, na Catedral da Sé, em Olinda, foi ordenado Padre, em 4 de agosto de 1984, aos 35 anos de idade. De imediato assumiu a Paróquia de Santo Antônio, no Cabo de Santo Agostinho, onde ficou até 1997. Nesse mesmo ano foi para a Espanha, na Cidade de Madrid, fazer o Curso de Mestrado em Teologia Pastoral, no Instituto Superior de Teologia, pertencente à Universidade Pontificia de Salamanca e durante os cerca de 2 anos que passou em Madrid, atuou como Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista. Após o término do Mestrado em 1999, voltou para o Recife, tendo ficado como Vigário Paroquial na Paróquia de Piedade, cujo pároco era Monsenhor Guedes e desde 2001 é Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tendo como Pároco o Monsenhor Edvaldo Bezerra. Exerceu a função de Secretário Executivo da CNBB NE2.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife tem forte atuação na Coordenação da Pastoral da Saúde, tendo sido Capelão do Hospital Oswaldo Cruz, no período de 2000 a 2004. É Membro do Conselho Presbiteral e Membro da Coordenação do Conselho Arquidiocesano de Pastoral. Atuou na área da educação, havendo se aposentado pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho onde foi Diretor das Escolas Municipais Claudio Gueiros Leite e Dr. Paulo de Amorim Salgado. Para sua aposentadoria contou o tempo como professor, em diversos estabelecimentos, na cidade do Recife/Olinda: Escola Estadual Argentina Castelo Branco, Colégio Santa Maria, Colégio Nóbrega, Colégio Americano Batista, Academia Santa Getrudes e Faculdade de Ciências Humanas de Olinda; sempre ensinando matérias ligadas ao estudo da língua portuguesa. Além do idioma pátrio, Padre Albérico se expressa em Espanhol e Francês. Em 1980 foi premiado pelo MEC com a impressão e publicação do livro Experiências no Ensino de Redação. Grande admirador e fiel seguidor da doutrina de Dom Helder, Pe Albérico, tem sido elogiado por todos os que o conhecem, pelas suas tentativas de levar os fiés a uma opção pelos mais desassistidos e pela forma simples de suas homilias, transportando os textos bíblicos para os dias atuais. O público acorre e lota as dependências dos locais aonde Monsenhor Albérico é convidado a proferir alguma palestra.

Nas suas colocações, de humildade verdadeira, se põe como pecador igual a qualquer um de seus paroquianos. Seus posicionamentos, como pastor, incentivam sempre a caridade cristã aos mais desassistidos, o respeito a cada irmão, sem nenhuma distinção, e principalmente o direito à vida. Além disto, suas palavras são sempre de encorajamento para que cada um busque e receba o perdão de Deus, mas no caminho assuma, reconheça e se disponha a pagar por suas culpas.


Reunião Solene em homenagem ao Dia do Padre
Local:
Plenário da Casa José Mariano
Rua Princesa Isabel, 410 – Boa Vista – Recife
Dia: 4 de agosto de 2011
Horário: 10h

Da Assessoria de Comunicação AOR
com informações de Carlos Alberto –
Pascom Nossa Senhora da Boa Viagem