A Comissão Regional de Presbíteros da CNBB Nordeste 2 (CRP-NE 2) tem uma nova presidência para o quadriênio 2023-2027. O membro da Diocese de Mossoró (RN) padre Erivon Maia foi reconduzido ao cargo de presidente e vai trabalhar ao lado do vice-presidente, padre Fagner Sérgio Dantas, da Diocese de Caicó (RN).

Os sacerdotes foram eleitos, na última sexta-feira (25), durante o 16º Nordestão de Presbíteros que reuniu 180 padres dos nove estados da região, em Salvador (BA). A representação da CNBB Nordeste 2 contou com 27 clérigos, responsáveis por eleger, também, os padres Reinaldo Miguel Alves, da Diocese de Guarabira (PB), e João Maria dos Anjos Sobrinho, da Arquidiocese de Natal (RN), 1º e 2º secretários, respectivamente.

Também foram escolhidos o 1º tesoureiro, padre Felipe Batista, da Arquidiocese de Paraíba (PB), e o 2º tesoureiro, padre Alixandre Soares de Carvalho, do clero de Patos (PB). Os presbíteros José Edivaldo Brito (Palmares-PE), Aluísio da Silva Ramos (Nazaré-PE) e Jaciel Soares (Palmeira dos Índios-AL) irão compor o grupo de conselheiros.

Para padre Erivon, a reeleição é motivo de alegria e gratidão, mas também de responsabilidade em estar à frente da CRP-NE 2 por mais quatro anos. O sacerdote reforçou que o mandato será de continuidade da gestão que é marcada pela disponibilidade para estar presente na vida dos presbíteros das 21 dioceses do Regional.

“É uma satisfação presidir a CRP juntamente com meus outros irmãos, por isso o sentimento é de gratidão pela confiança que eles depositaram na comissão e o nosso objetivo é estar sempre à disposição para incentivar cada presbítero e cada pastoral presbiteral”, afirmou padre Erivon.

Padres da CNBB Nordeste 2 participaram do 16º Nordestão de Presbíteros, em Salvador (BA)

Nordestão de Presbíteros

Com o tema “Presbítero no Nordeste: memórias e alegrias da vida e vocação” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 32,33), o 16º Nordestão de Presbíteros, segundo padre Erivon, reforçou a importância de buscar constantemente o fortalecimento da fé, tanto na vida pessoal, quanto na função do ministério sacerdotal. O evento realizado entre os dias 21 e 25 teve como assessor o sacerdote franciscano frei Aloísio Fragoso.

“Frei Aloísio, na sua simplicidade, mas com zelo na sua fala, foi de suma importância [para os padres participantes], como também os bispos referenciais [para as comissões de presbíteros] que ali estavam como sinal de apoio, orientação e de uma vivência fraterna com os frades”, analisou padre Erivon.

Além de conferências, o Nordestão de Presbíteros teve uma programação intensa com mesa-redonda e momentos de espiritualidade como a Oração da Liturgia das Horas e a celebração da Santa Missa.

Ao final do encontro, foi lançada a “Carta do XVI Nordestão de Presbíteros”. A mensagem dirigida a todo Povo de Deus destaca a evolução da Pastoral Presbiteral na região e elenca como desafios da missão dos sacerdotes a procura pela identidade dos presbíteros, a importância de situar o ministério no tempo atual e um olhar atento à eclesiologia do Papa Francisco.

? Clique aqui e leia a Carta do XVI Nordestão de Presbíteros