TEXTO: BRUNO ANDRADE

pe. severinoJosé Severino de Arruda – pároco de Nossa Senhora da Ajuda, em Peixinhos, Olinda – lança o livro intitulado: A felicidade existe? Se existe, onde encontrar? O evento de lançamento será realizada na próxima sexta, 20, às 19h30, no auditório do Centro Pastoral Dom Vital, na Várzea.

Segundo o autor, a obra traz originalidade na abordagem do tema. “O livro não pretende ser mais um que fale acerca da Felicidade, já que há muitos. Mas uma obra que conduz o leitor, com uma linguagem plástica, a refletir sobre a Felicidade se realmente existe ou não passa de um sonho de fada ou de uma pândega”, destacou o sacerdote.

O livro é distribuído em quatro capítulos que se entrelaçam entre si. O escritor, com o seu olhar crítico, faz, no início da obra, uma distinção patente entre os sentimentos da Felicidade, Alegria e Prazer. “São semelhantes, entretanto, com natureza distinta. Eles jogam no mesmo time, porém, cada um com a sua autonomia. São, portanto, os três sentimentos que acompanham o caminhar humano”, ressaltou.

Na obra, são apresentados os fatores externos e internos que influenciam no sentimento da Felicidade. Segundo o padre, a Felicidade sofre influência desses fatores, como o ambiente, o dinheiro, as políticas públicas, a culpa, o desamor, a rejeição. Foram trabalhados, na obra, os quatros amores: ágape, philia, stogé e eros. “É quase impossível falar da Felicidade e não apertar a mão desses amores”, disse.

Um dos capítulos tratará da felicidade na visão cristã. Para tanto, o padre Severino José de Arruda toma como base o quinto capítulo do evangelho de Mateus. “Porque, é uma página lapidar ditada pelo Mestre da Galileia. A Felicidade, na visão das bem-aventuranças, apresenta uma roupagem bem diferente da que se tem por aí. Sem olvidar, que a pessoa, por natureza, tende à Felicidade. Ela quer a Felicidade. Isto acontece, porque a pessoa, em si, não se basta. Precisa de algo que a alimente. E esse desejo só será saciado, verdadeiramente, quando houver uma comunhão perfeita entre o Criador e a criatura, ‘já que o homem foi criador por Deus e para Deus’”.

No final da obra, são abordados alguns métodos que ajudam esse sentimento tão agradável e desejado por todos. Na visão do padre, “a Felicidade é uma ambição almejada pela humanidade. Por natureza, a pessoa quer ser feliz. Afinal, ninguém, mas ninguém mesmo, nasceu para a infelicidade. Esse anseio, tão nobre, foi posto, no coração humano, pelo Criador”.

Padre José Severino de Arruda também é autor dos livros Aquisição da Personalidade Jurídica do Nascituro e Inveja: ação diabólica.

Lançamento do livro “A felicidade existe? Se existe, onde encontrar?”
Data: 20 de novembro 2015
Local: Centro Pastoral Dom Vital – Av. Afonso Olindense, 1764, Várzea, Recife-PE
Horário: 19h30