Qual é o segredo para ter disposição de servir ao Senhor Jesus por mais de 60 anos seguidos? Como fazer para manter aceso o ardor de amor à Igreja? Como manter-se paciente e zeloso com o povo de Deus e suas insuficiências? As respostas para estas perguntas talvez possam ser colhidas observando o cotidiano do mais antigo sacerdote em atividade na Arquidiocese de Olinda e Recife, o monsenhor Romeu José Gusmão da Fonte. A vocação para o sacerdócio foi profetizada antes mesmo de ele nascer.
O padre Pedro, vigário cooperador da paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Várzea, olhou para a mãe de monsenhor Romeu da Fonte, senhora Sílvia, que estava grávida, e disse: “Será um menino e será padre”. A profecia se cumpriu e na próxima quarta-feira, 20/06/18, às 19h, o pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Torre, Zona Norte do Recife, celebra o 64° aniversário de ordenação sacerdotal. Dos 89 anos de vida, 64 anos são dedicados à Igreja e ao povo de Deus. A data será comemorada da maneira que o padre Romeu mais aprecia: celebrando a Santa Missa. A Missa em Ação de Graças pelo 64° aniversário de ordenação presbiteral acontecerá na matriz da Torre. Padre Romeu, como gosta de ser chamado, é o 15° Pároco da igreja matriz da Torre, está há 62 anos à frente da paróquia.
O sacerdote desempenhou algumas atividades na Arquidiocese, entre elas, a de vigário geral (1965-1966) e diretor espiritual do Seminário Menor Nossa Senhora da Imaculada Conceição e possui a dignidade eclesiástica de Cônego. Entrou para o Seminário Arquidiocesano aos 11 anos de idade e foi ordenado padre em 20 de junho de 1954, pela imposição das mãos do então arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio de Almeida M. Junior, na capela do Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, Olinda. O padre Romeu esclarece que não há segredo para ser padre e agradar a Deus. Basta arregaçar as mangas e cumprir os desafios que a vida nos impõe. “Nestes 64 anos de caminhada sacerdotal eu só tenho a agradecer a Deus, pois sei que sou um filho muito amado e protegido, Deus olha por mim”, resume com a confiança e alegria.
Inspiração e espelho para muitas vocações religiosas, como salienta o padre João Bosco Costa Lima, reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça (Seminário Maior), o padre Romeu representa um vívido modelo de seguimento da vontade de Cristo. “Aos 89 anos de idade, o monsenhor Romeu é um paizão para os paroquianos, dirige seu carro, conduz as celebrações eucarísticas, ministra os sacramentos, administra uma paróquia com uma matriz, três comunidades extensas e uma capela”, fala com empolgação o padre Bosco, que fará questão de participar da missa em ação de graças, junto com os seminaristas do Seminário Maior.

Valfrido Curvêlo, esposa e filhos: leigos paroquianos envolvidos pela mensagem de amor do padre Romeu
Trabalhando há 27 anos como secretária da paróquia da Torre, Alba Gomes de Araújo, relata que o padre Romeu é um sacerdote por vocação, uma pessoa muito ungida. “É gratificante ver a paciência e a dedicação dele. Ele conduz as Adorações ao Santíssimo Sacramento de maneira tão terna, tão paternal. Permanece por meia hora ajoelhado”, revela a secretária paroquial. Para Valfrido Curvelo, que há doze anos frequenta junto com a esposa a paróquia do Rosário e atua como coordenador da Pascom, como membro do Comipa e do Conselho Administrativo, o padre Romeu é um especialista em engajar e acolher os leigos. “Até os meus filhos, de onze e oito anos de idade, são cativados pelo padre Romeu, pois ele é um pastor que se doa e nos transmite o seu amor pela Igreja, através das gerações”, acrescenta o voluntário. Valfrido reconhece ainda o papel do padre Romeu como agente transformador social do bairro da Torre, com a construção do Centro de Pastoral e o funcionamento de 31 pastorais na paróquia (Pastoral da Criança, da Saúde, Enxovais para gestantes, Cestas Básicas…), envolvendo paroquianos leigos no serviço aos menos favorecidos, levando assistência espiritual e social por mais de 50 anos, aos moradores. “Se nós, paroquianos, pudermos definir em um único sentimento, o que sentimos pelo padre Romeu, sem dúvida, seria o amor”, conclui Valfrido.
Missa em Ação de Graças pelos 64 anos de Ordenação Sacerdotal – Monsenhor Romeu da Fonte
Local: Igreja matriz Nossa Senhora do Rosário
Rua Conde de Irajá, s/n – Torre, Recife
Dia: 20 de junho de 2018 (quarta-feira)
Horário: 19h
Informações: 3227-1641 (paróquia do Rosário/Torre)
(Fontes: Textos e fotos – Pascom Arquidiocese e Facebook paróquia Nossa Senhora do Rosário/Torre)