A missa celebrada na manhã deste domingo (04/09), na igreja catedral, em Olinda, teve uma motivação a mais: a posse do padre Carlos Fred Ferreira como vigário episcopal para a Vida Religiosa e Consagrada da Arquidiocese de Olinda e Recife. O padre Carlos Fred, religioso da Congregação do Sagrado Coração de Jesus fundada pelo padre Dehon e por isso conhecida como dehoniana, substitui o padre Alessandro Corazza, que foi eleito superior geral de sua congregação, a Pia Sociedade Pe. Nicola Mazza, e vai morar em Roma, na Itália.

Presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, a missa teve participação do superior provincial dehoniano, padre Josemar Lima, e de representantes das várias congregações e institutos de religiosos e religiosas existentes no território arquidiocesano, como o inspetor salesiano do Nordeste, padre Inácio Vieira, e a serva franciscana da Divina Providência, Ir. Jucilene de Souza, integrante do Núcleo Recife da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

O Vicariato para a Vida Religiosa e Consagrada integra os 14 vicariatos criados por dom Fernando Saburido em seu governo episcopal, sendo, no entanto, o único vicariato pessoal, diferente dos demais vicariatos territoriais. “A criação deste único vicariato pessoal demonstra o carinho e a especial atenção que nosso arcebispo tem para com a Vida Religiosa Consagrada, na perspectiva de trabalhar junto com os religiosos e trazer a beleza dos carismas para o crescimento da vida pastoral da Arquidiocese”, comentou o vigário cessante, padre Alessando Corazza.

O novo vigário empossado neste domingo tem 44 anos e é, atualmente, pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe. Nasceu em Fortaleza e foi ordenado presbítero há 17 anos em Recife.  Durante a missa na catedral, fez sua profissão de fé, individual e publicamente, assumindo a nova missão de Vigário Episcopal para a Vida Religiosa e Consagrada. O decreto de provisão foi lido pelo superior dehoniano padre Josemar e entregue às mãos do novo vigário pelo próprio arcebispo.

Na homilia, dom Fernando Saburido agradeceu ao padre Carlos Fred por aceitar, tão prontamente, o convite para mais uma missão na Arquidiocese. A disponibilidade para o serviço, aliás, é uma das marcas do carisma dehoniano. “Verdadeira identidade do cristão, lembrada hoje no Evangelho narrado por Lucas: aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo”, lembrou. “Por isso, peço que recebam o padre Fred com aceitação e acolhimento; peço que rezem por ele, para que consiga continuar o bonito trabalho de manter congregações e institutos em unidade com a Igreja de Olinda e Recife”, disse o arcebispo.

Paroquianos de Nossa Senhora de Fátima, de Paratibe, festejaram com o pároco a escolha para a nova função. Entre fotos e abraços, o novo vigário episcopal se sentiu apoiado e incentivado a viver essa nova fase com alegria. “Agradeço a confiança que dom Fernando depositou em mim e o carinho com que estou sendo recebido por todos os religiosos e religiosas que, como eu, querem fazer bem à Arquidiocese e ao Reino de Deus”, comentou o padre Carlos Fred.

O mês de setembro será de transição para este vicariato pessoal, com visitas e reuniões sobre o ofício. Com espírito de responsabilidade e colaboração, padre Alessando Corazza vai estar ao lado do padre Carlos Fred para orientações e planejamentos, devendo seguir definitivamente para a Itália somente em seis de outubro.

Pascom AOR