Às 7 horas da manhã de hoje (14) de sua residência, dom Fernando Saburido anunciou por vídeo a notícia que vinha de Roma: a Santa Sé aceitou seu pedido de renúncia e o novo arcebispo de Olinda e Recife estava eleito: dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns e 2 vice presidente da CNBB.

No vídeo, gravado em sua própria casa, dom Fernando se colocou à disposição da imprensa a partir das 9 horas da manhã, da Cúria metropolitana.

Dom Fernando Saburido respondeu às perguntas dos jornalistas por mais de três horas com a serenidade e bom humor de sempre. Escute na íntegra a coletiva.

Escute o aúdio. Compartilhe.

Coletiva de imprensa com dom Fernando saburido sobre a nomeação do novo arcebispo de Olinda e Recife

1- Quais os momentos mais marcantes de sua trajetória até aqui?

Dom Fernando-Primeiramente eu gostaria de dizer que o que está acontecendo aqui é algo natural , todo bispo que completa a idade de 75 anos precisa renunciar, entregar o cargo ao Santo Padre e aguardar para que seja feito o processo do sucessor,foi o que aconteceu aqui em Recife. De modo que ano passado eu renunciei, e agora, pouco mais de um ano chegou a hora do anúncio. Realmente, eu fiquei feliz por que aquele que foi nomeado como novo arcebispo é uma pessoa do nosso regional,alguém que nós conhecemos,amamos e conhecemos sua história. Eu não tenho dúvidas que dom Paulo fará um grande trabalho aqui na arquidiocese. Será um bom bispo,um bom pastor à serviço de todos.

Respondendo sobre os momentos marcantes, eu acho que foi aquilo que aconteceu já num primeiro momento,quando realizamos uma assembleia arquidiocesana em 2010,e naquela ocasião, decidimos descentralizar a arquidiocese,fazer um trabalho mais amplo, com a participação dos padres e também dos leigos,e nessa ocasião, nós criamos os vicariatos. Atualmente, são 14 vicariatos , sendo 13 territoriais e 1 da vida religiosa e consagrada. Esses vicariatos são coordenados por padres escolhidos pelo bispo e que ajudam muito na caminhada.

2-Dom Paulo Jackon era um dos seu indicados na carta de renúncia?

Dom Fernando-Sem dúvida nenhuma,eu já disse isso pra ele, eu fiquei feliz por que isso de fato aconteceu

3- Como o senhor resume sua jornada até aqui?

Dom Fernando-Eu procurei ser um servidor, procurei o máximo que pude estar perto das pessoas ,com uma atenção muito grande para os mais necessitados ,acho que isso é minha marca.

4– Dom Fernando , o sr deixa o cargo, mas está com uma saúde ótima e ativo, na última assembleia dos bispos do Brasil, houve um olhar especial para o papel dos eméritos na igreja, o sr tem expectativa de se manter ativo?

Dom Fernando-Eu acho que é bom sair assim: ativo, com vigor. Eu vou morar no mosteiro por que eu sou beneditino, exercendo o ministério da escuta, da confissão, será um prazer receber os irmãos. E na medida do possível servindo a igreja. Existem muitas possíbilidades, o bispo entrega o cargo,mas ele continua sendo bispo. Eu estarei sempre a disposição da igreja, da melhora maneira possível.

( dom Fernando se emociona)

5-O que faz o senhor se emocionar agora?

Dom Fernando-Estou agradecendo a Deus,por essa caminhada , por que consegui chegar até o fim, eu acho que eu combati o bom combate, eu procurei realmente fazer o que deveria ter sido feito, e estou aí para servir a igreja.

6-Como foi sua preparação a partir do momento que o sr escreveu a carta de renúncia?

Dom Fernando-Foi uma espera tranquila, por que a gente sabe perfeitamente que esse é o caminho, é o processo normal da igreja,de modo que eu fiquei muito tranquilo, continuando a minha missão. Eu sempre disse aos padres aqui da arquidiocese,que eu ia ser fiel até o último dia,de modo que eu fiz um esforço grande para não deixar absolutamente esmorecer nada e continuarei até o dia 13 de agosto quando passarei o báculo para o meu sucessor, e até lá, estarei ainda à frente da arquidiocese procurando dar o melhor de mim, para que tudo aconteça de acordo com a vontade de Deus.

7- Que mensagem o senhor deixa para o povo?

Dom Fernando-Nós decidimos ser uma igreja em estado permanente de missão, e que isso continue, a igreja tem que ser missionária. Olinda e Recife são cidades muito grandes, são 14 municípios ,uma população de 4 milhões de habitantes. Portanto, o desafio é muito grande. Por isso, precisamos estar sempre em missão,que isso continue na gestão de dom Paulo.