Com o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “repartiam o pão e não havia necessitados entre eles” (At 2,46), há exatamente um ano, iniciava-se o 18º Congresso Eucarístico Nacional, organizado pela arquidiocese de Olinda e Recife. O evento, que ocorre a cada quatro anos, é considerado um dos mais importantes da igreja no Brasil e também acontece em todo o mundo, com o objetivo de professar e testemunhar a fé em Jesus Eucarístico.

O contexto em que ocorreu o 18º Congresso Eucarístico Nacional em Recife era o mesmo de hoje: guerras e dezenas de conflitos internacionais. Outro desafio era transmitir a mensagem profética que clama por uma igreja identificada com o povo, em comunhão com o que o Papa Francisco propõe para toda a igreja.

“O grande desafio do nosso Congresso era realizar um ato eclesial que reuniria dezenas de bispos e padres de todo o Brasil, em celebrações litúrgicas realizadas em lugares públicos e com milhares de pessoas, sem cair no triunfalismo e na cultura de uma igreja-cristandade, identificada com a sociedade, na qual somos chamados a nos inserir como vozes proféticas que clamam por mudanças estruturais e imediatas”.

Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife- trecho apresentação dos Anais do 18° CEN

O Congresso Eucarístico Nacional reuniu dezenas de cardeais, bispos de todo o Brasil e milhares de fiéis. O enviado do Papa, Cardeal Dom Antônio Marto, bispo de Leiria, Fátima – Portugal, disse durante o 18º CEN:

“Queremos que nossas ruas sejam também as ruas por onde o Cristo passa; que as nossas casas sejam casas onde Ele tenha lugar; que nossa vida de cada dia seja tocada pela sua presença”.

Dom Antônio Marto – Enviado do Papa Francisco para o 18° CEN

Momentos marcantes

O Congresso contou com celebrações eucarísticas, simpósio teológico, catequeses públicas, feira católica, procissões, exposições e apresentações culturais. Essas atividades foram realizadas em lugares significativos de Olinda e Recife, como a igreja catedral no Alto da Sé, no pátio da Basílica do Carmo, no Centro de Convenções, no Marco Zero, no Teatro de Santa Isabel e no Parque Dona Lindu. As paróquias também receberam eventos durante os dias do Congresso, como celebrações da primeira comunhão, catequeses e visitas missionárias.

No primeiro dia do 18º CEN, um momento ficou para a história: a entrega da réplica da cruz peitoral de madeira usada por dom Hélder Câmara aos cardeais e bispos presentes. O ato ocorreu durante a oração da tarde na catedral de Olinda. Esse gesto representou a cultura que o Congresso quis ressaltar: menos paramentos com ornamentos dourados e cálices preciosos, e mais sobriedade na liturgia.

Juventude no 18º CEN

A programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional incluiu a Vigília das Juventudes, que teve início na noite do sábado, dia 12, e se estendeu até a manhã do domingo, dia 13. A adoração ao Santíssimo Sacramento foi emocionante, com apresentações culturais, louvor, exposição das relíquias dos beatos Carlo Acutis e Benigna Cardoso, Santo Rosário e Celebração Eucarística. Mesmo com chuva forte, cerca de 20 mil pessoas estavam presentes.

Casa do Pão

O 18º Congresso Eucarístico Nacional marcou a história da Arquidiocese de Olinda e Recife e de toda a igreja do Brasil. O grande legado foi, sem dúvida, a Casa do Pão, inaugurada em 16 de novembro de 2022, às 9h da manhã por dom António Marto e o então arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Mil refeições foram servidas em marmitas, numa estrutura que ofereceu, entre as opções do cardápio, cuscuz, bolo, sanduíche, suco e café.

Dom Hélder Câmara

Na missa de encerramento do 18º CEN, em 15 de novembro de 2022, foi dada a notícia do avanço do processo de canonização de dom Helder Câmara, que já é considerado servo de Deus.

Leia o comunicado oficial:

Nesta mesma celebração, dom Joel Portella, secretário-geral da CNBB, anunciou a arquidiocese de Goiânia como sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional em 2027. Durante o anúncio, dom João recebeu a réplica do ostensório produzido exclusivamente para o 18º CEN, enviada para a arquidiocese anfitriã da próxima edição. Segundo a arquidiocese de Olinda e Recife, essa ação foi inédita dentro da programação dos congressos eucarísticos. O Padre Moisés Ferreira, que fez parte da comissão organizadora, faz o balanço de um ano de CEN:

“O primeiro legado do Congresso foi vivenciar a Eucaristia com centro da vida cristã, um verdadeiro despertar de mais amor e mais fé ao mistério da Eucaristia, como o próprio lema diz: Pão em todas as mesas, a comunhão com o Corpo Eucarístico de Cristo nos leva comunhão com os mais pobres, por isso o grande legado foi a Casa do Pão além de um fortalecimento das pastorais sociais, por último as catequeses e formações que aconteceram e ficaram registradas nos Anais, são conteúdos ricos para formação em nossa igreja”, afirma Padre Moisés

padre moisés ferreira – da comissão organizadora do 18° CEN