“Contemplamos o bom combate de um pastor que se destacou pelo zelo apostólico e cujo legado é apreciado por toda a Igreja”, declarou dom Leonardo Ulrich Steiner em nota de pesar pelo falecimento de dom Efraim Basílio Krevey, eparca emérito dos Ucranianos de São João Batista em Curitiba/PR, falecido nesta terça-feira, 03 de abril.

Confira a íntegra da nota:

Nota de pesar pelo falecimento de dom Efraim Basílio Krevey

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pela morte de Dom Efraim Basílio Krevey, eparca emérito dos Ucranianos de São João Batista, em Curitiba/PR. O falecimento ocorreu na madrugada desta terça-feira, dia 03 de abril.

Prestamos nossa solidariedade aos familiares, irmãos e irmãs ucranianos da Eparquia de Curitiba, e recordamos a certeza da Ressurreição. Contemplamos o bom combate de um pastor que se destacou pelo zelo apostólico e cujo legado é apreciado por toda a Igreja.

Dom Efraim permanece na memória da Igreja pelo incentivo dado ao crescimento das eparquias no Brasil. Sua presença em Curitiba foi fundamental para a construção da sede eparquial, na qual seu corpo será sepultado. Também esteve à frente de diversas obras de caráter social, bem como na valorização da cultura ucraniana, especialmente junto à juventude.

Natural de Ivaí (PR), celebrou recentemente 60 anos de presbiterado e 40 de episcopado, com uma participação importante nos Sínodos dos Bispos da Igreja Ucraniana Católica em Roma e na Ucrânia, e nas Conferências dos Bispos Ucranianos no Canadá e nos EUA.

“A Caridade jamais acabará” (1 Cor 13,8), foi seu lema episcopal e neste momento expressa a fé e a doação de Dom Efraim. Estamos unidos a todos os que neste momento rezam em ação de graças pela sua vida.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB



Fonte: CNBB