PASCOM AOR COM INFORMAÇÕES DO SITE DO MORRO DA CONCEIÇÃO
Foto: Morro da Conceição
A Arquidiocese de Olinda e Recife comunica com pesar o falecimento da diretora espiritual do Apostolado da Oração (AO) e Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), Ir. Maria Apolônia. A religiosa do Instituto das Filhas de Maria Servas da Caridade foi vítima de um edema pulmonar fulminante na madrugada deste domingo no Instituto São Miguel, no bairro de Coqueiral, no Recife.
O velório será realizado nesta manhã na Capela Nossa Senhora das Graças, na Casa Central da congregação, localizada no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana. A Missa Exequial será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, no mesmo local. O sepultamento ocorrerá em seguida no Cemitério de Santo Amaro.
A arquidiocese se une em oração aos familiares, amigos e aos movimentos Apostolado da Oração e Movimento Eucarístico Jovem e roga a Deus que a acolha na eternidade.
Biografia
Irmã Apolônia tinha 85 anos e era natural de Limoeiro, cidade da mesorregião do agreste de Pernambuco. Ela tornou-se freira aos 19 anos. A religiosa começou como animadora do Apostolado da Oração em 1976 assumiu a direção espiritual do movimento após ser convidada pelo diretor espiritual do AO, o pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento, na Boa Vista, o holandês João Anting.
Ela também esteve à frente do evento católico Vinde a Mim. Desde 1977 que Irmã Apolônia percebia um grande número de fiéis que saiam do Recife em direção ao Encontro Nacional do Apostolado da Oração que acontece em Aparecida, São Paulo, no mês de junho. Por isso, ela achou pertinente a criação desse evento aqui, que teve início em 1997 e acontece sempre no primeiro domingo do mês de agosto. O nome do evento foi inspirado em uma passagem bíblica em que Jesus convoca todos que precisam de consolo e auxílio (Mateus 11.28-30).
A religiosa também era diretora espiritual do Movimento Eucarístico Jovem. Ela apresentou a espiritualidade do MEJ a um grupo formado por 60 jovens há mais de 30 anos. Assim, conseguiu implantar o movimento na arquidiocese.
VELÓRIO
Local: Capela Nossa Senhora das Graças (Casa Central – Fraternidade Madre Mercedes)
Rua José de Alencar, 611 – Boa Vista Recife
Horário: manhã e tarde deste domingo, 28
MISSA EXEQUIAL
Local: Capela Nossa Senhora das Graças (Casa Central – Fraternidade Madre Mercedes)
Rua José de Alencar, 611 – Boa Vista – Recife
Horário: 16h
SEPULTAMENTO
Local: Cemitério de Santo Amaro
Rua Arnóbio Marquês – Santo Amaro – Recife
Horário: após a Missa Exequial