O Nordeste tem 31 emissoras registradas, até o momento, pelo Censo das Rádios Católicas do Brasil, e, portanto, é a segunda região com mais veículos desse tipo no país. O levantamento é uma iniciativa da Signis Brasil, em parceria com a Comissão Episcopal de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com a Rede Católica de Rádios (RCR).

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE), na Rádio Olinda | Foto: Pascom AOR

O Regional Nordeste 2 da CNBB (CNBB NE 2) lidera o ranking na região com o total de 12 rádios católicas, segundo o censo. Os veículos estão distribuídos entre as províncias de Pernambuco, com seis emissoras; Rio Grande do Norte, com quatro; e Alagoas, com duas estações. O levantamento não identificou rádios na Paraíba.

Os números parciais divulgados na última sexta-feira (17), revelam que, até 8 de março, 139 rádios de 23 unidades da Federação responderam ao formulário do censo, disponível aqui. Desse total, 27 ainda operam na frequência AM e estão no processo de migração para FM. Já outras 98 emissoras estão nas ondas FM. Também responderam à pesquisa 14 web rádios.

“Nós sabemos, por experiência, que os números são maiores, mas ainda estamos aguardando respostas de algumas regiões do país, especialmente”, disse o coordenador da Signis Rádio, Felipe Zangari.

A Signis Brasil fez um panorama a partir da localização dessas rádios. A região Sudeste lidera com 46 emissoras. A maioria delas, mostra o censo, está no estado de São Paulo.

Distribuição geográfica

• REGIÃO SUL: 27 emissoras | 11 no Paraná, 7 em Santa Catarina e 9 no Rio Grande do Sul
  • REGIÃO SUDESTE: 46 emissoras | 25 em São Paulo, 16 em Minas Gerais, 13 no Rio de Janeiro e 2 no Espírito Santo
  • REGIÃO CENTRO-OESTE: 23 emissoras | 17 em Goiás, 2 em Mato Grosso, 4 no Mato Grosso do Sul e nenhum registro do Distrito Federal
  • REGIÃO NORTE: 12 emissoras | 1 no Acre, 3 no Amazonas, 4 no Pará, 2 em Rondônia, 1 em Roraima e 1 no Tocantins. Não houve registro de emissoras do Amapá.
  • REGIÃO NORDESTE: 31 emissoras | 1 no Maranhão, 1 no Piauí, 10 no Ceará, 4 no Rio Grande do Norte, 6 em Pernambuco, 2 em Alagoas e 7 na Bahia. Não foram registradas emissoras da Paraíba e de Sergipe.

No levantamento, também foram categorizadas por tipo de administração. Das 139 emissoras que até o momento participaram do censo, 77 são geridas por arquidioceses ou dioceses, 26 por congregações religiosas, 12 por paróquias e 24 empresários ou fundações autônomas.

“Esses dados parciais do Censo nos revelam algumas coisas muito importantes: primeiro, a força das dioceses como elemento gerador dessa vida que brota a partir do rádio, o apoio importante das congregações religiosas que sustentam também projetos de comunicação em várias partes do país e a necessidade de nós trabalharmos juntos, em comunhão com a Igreja, testemunhar a Igreja”, comentou Felipe Zangari.

Exercício sinodal

O coordenador da Signis Rádio ressaltou a importância de que as rádios participem do Censo, que ainda recebe os formulários (disponível aqui):

“A nossa Igreja, a partir do apelo do Papa Francisco, vem fazendo um caminho sinodal que tem como objetivo construirmos juntos, estarmos de mãos dadas, caminharmos na mesma direção, apesar das diferenças. E o primeiro passo para caminharmos juntos é saber onde estamos e quem somos. Por isso a Signis Brasil, nesse exercício de sinodalidade, vem promovendo o Censo e espera a participação de todas as emissoras de rádio de inspiração católica do Brasil, independente de serem mantidas por dioceses, paróquias, ordens religiosas ou outras associações autônomas”.

Censo das rádios católicas

A pesquisa é uma parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Rede Católica de Rádio (RCR) e a Signis Brasil e abrange emissoras de rádio católicas, sejam estas comerciais, educativas ou comunitárias.

Além de entender como se organizam, onde estão e o que fazem, o estudo trará um panorama da real situação destes veículos, os desafios comuns e particulares, assim como, a partir dele, a possibilidade de encontrar caminhos para se apoiarem mutuamente.

Os dirigentes podem participar do censo respondendo as perguntas que constam no link: https://forms.gle/61HcwgcbzK7ZqJYx7.

Com informações da CNBB
Foto de capa: Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife (PE)

Fonte: CNBB NE2