O papa Bento XVI nomeou nesta sexta-feira, 10, o novo núncio apostólico para o Brasil. Dom Giovanni D’Aniello, atualmente núncio na Tailândia e Camboja e delegado apostólico no Myanmar e Laos substituirá dom Lourenzo Baldiseri. A data da posse do novo núncio ainda não foi definida.

Dom Giovanni D’Aniello nasceu em Aversa, na Itália. Ele tem 57 anos de idade e 33 de vida sacerdotal. Doutor em Direito Canônico fala Inglês, Frânces, Espanhol e Português. Foi sagrado bispo pelo papa João Paulo II em 6 de janeiro de 2002. É arcebispo titular de Pesto. Dom D’Aniello ingressou no serviço diplomático da Santa Sé, em 1983. Foi núncio apostólico, no Congo por nove anos. Desde 2010 assumiu a nunciatura da Tailândia e da Camboja.

Dom Lorenzo Baldisseri que deixa a Nunciatura Apostólica depois de nove anos para assumir a secretaria da Congregação para os Bispos da Santa Sé, divulgou uma carta de agradecimento à Igreja do Brasil.

O diplomata expressa sua gratidão ao acolhimento dos sacerdotes e dos leigos e ressalta a “profunda religiosidade do povo brasileiro”. Dom Baldisseri afirma ainda, que “deixa o Brasil com o afeto de muitos e a constatação de uma Igreja viva e dinâmica”, além disso satisfeito com a concretização do acordo Brasil-Santa Sé.

Da Assessoria de Comunicação AOR