Às margens da PE-15, no coração do bairro Vila Torres Galvão, na cidade do Paulista, o templo iluminado dava indícios de que aquela noite do dia 05 de março, seria um momento histórico. De longe, denunciava a alegria de uma comunidade inteira, que há poucos minutos veria a profecia já dita no endereço da igreja – Rua da Matriz – se concretizar. De perto, o brilho nos olhos de cada fiel, transparecia um misto de euforia e esperança. O nascimento da Paróquia de São Francisco de Assis fez jus ao padroeiro, simples e grandioso ao mesmo tempo.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a celebração. Com ele estavam os vigários gerais monsenhores Lino Duarte e José Albérico de Almeida; o vigário episcopal de Olinda, padre Sandro Corazza, além do pároco da Nossa Senhora dos Prazeres, Paulista Centro, padre Valdemir José da Silva e o primeiro administrador paroquial da Vila Torres Galvão, padre Hélio do Nascimento. Diversos padres e seminaristas também estiveram presentes.

No início da celebração a tão esperada leitura do decreto de ereção canônica. A assembleia silenciou. Nos mais velhos o sentimento de dever cumprido, depois de anos de trabalho pastoral ao lado do padre Valdemir. Nos mais jovens, um olhar de esperança em uma Igreja ainda mais viva e mais dinâmica. Com o documento lido e posteriormente erguido pelo monsenhor José Albérico, vieram os aplausos e as lágrimas.

A enfermeira e integrante do Apostolado da Mãe e Rainha, Monique Maria da Silva, 31, tentou expor em palavras a grandiosidade do momento. “É uma emoção muito grande, difícil de explicar. É um passo muito importante na vida da nossa igreja. Tudo será ainda melhor a partir de agora e vamos crescer ainda mais”, declarou.

Vinculada a Paróquia de São Francisco de Assis, estão as comunidades de Santa Paula Frassinetti, bairro do Sítio Fragoso, e Nossa Senhora de Fátima, em Parque Paulista, totalizando cerca de 37 mil habitantes. Dom Saburido destacou a importância de mais uma paróquia para a arquidiocese. “É uma divisão que vem para melhorar o atendimento da Igreja. Com um rebanho menor o padre pode dar uma assistência melhor ao fieis”, disse. O arcebispo falou do que espera da comunidade de São Francisco de Assis. “Que juntos com padre Hélio vocês possam ser de fato uma Igreja missionária que vai ao encontro dos mais necessitados”, completou.

Despedida

A noite era realmente histórica. A ereção canônica da Igreja de São Francisco de Assis não poderia ter acontecido em um momento tão especial. O ano de 2012 marca o jubileu de ouro da comunidade. Uma trajetória de recomeços e belas vitórias, como lembrou o pároco de Nossa Senhora dos Prazeres, Paulista Centro, padre Valdemir José da Silva em seu discurso durante a celebração. “Tivemos muitos momentos difíceis, o maior deles foi a demolição da antiga capela. Apesar do choro, lutamos e estamos celebrando hoje”, recordou.

O sacerdote também foi o homenageado. Tido como um presente para a Igreja particular da cidade do Paulista, padre Valdemir José estava comemorando 14 anos de chegada ao município. Reconhecido pelo seu amor paternal com suas ovelhas, o religioso contribuiu decisivamente para o crescimento pastoral da região. E os filhos reconhecem isso. O interromperam com aplausos e gritos durante o seu discurso de despedida como pároco da Vila Torres Galvão. Porém tinha mais. Um sanfoneiro tocou e cantou ‘Asa Branca’ em homenagem ao padre, a música de Luiz Gonzaga emocionou o sacerdote que não conteve as lágrimas. Em seguida, ele agradeceu: “Obrigado por tudo, sou grato a cada um. Não tem despedida, mas um abraço de até logo”.

Posse

Nova paróquia, novo pastor. Durante a celebração também houve a posse do padre Hélio do Nascimento, como o primeiro administrador paroquial de São Francisco de Assis. Caravanas vindas das mais diversas paróquia da arquidiocese foram prestigiar o padre Hélio. Maria Correia, 63, não conseguiu contar a emoção de ver o sacerdote que ela conheceu ainda criança, no Córrego do Jenipapo, no Recife, sendo acolhido como pastor de uma grande comunidade. “A história dele foi marcada pela dificuldade e ele nunca desistiu, sempre lutou pela Igreja e pelos pobres. Agora está aqui, onde com certeza vai ser um grande administrador”, disse.

Depois de reafirmar o compromisso sacerdotal e de receber as chaves da Igreja de São Francisco de Assis e do sacrário o padre Hélio em seu discurso lembrou das dificuldades de sua caminhada vocacional e agradeceu a oportunidade de assumir a nova missão. “É uma alegria poder, depois de tantas dificuldades, ser padre e estar junto nesta paróquia. Quero está no meio do povo, trabalhando”, declarou. Os fiéis acolheram com aplausos.

Da Assessoria de Comunicação AOR