Como parte das comemorações pelo mês da Bíblia, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, participou, neste sábado (23), do lançamento da Bíblia publicada pela Paulinas Editora. O evento reuniu fiéis, tradutores e religiosos na Paulinas Livraria, no centro do Recife.

A Editora já havia publicado o Novo Testamento em 2015, os Salmos em 2017 e o Pentateuco em 2021. Agora, traz a edição completa da bíblia, com seus 73 livros. Com aprovação eclesiástica da CNBB e tipologia do artista sacro Cláudio Pastro, a capa da nova publicação lembra que a Palavra é fonte de luz.

Para esta edição de “A Bíblia”, foram necessários 15 anos de pesquisas e estudos. Os tradutores usaram como base os manuscritos em hebraico, aramaico e grego, para que o leitor possa ter em mãos um texto fiel à mensagem original, usando palavras e expressões mais corretas e adequadas à língua portuguesa. Introduções e comentários da equipe de biblistas incluem informações literárias, teológicas, históricas e geográficas, inclusive com mapas, para enriquecer e facilitar a compreensão do conteúdo.

O exegeta Cláudio Vianney é doutor em Ciências Bíblicas pela Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém e fez parte da equipe de tradutores da bíblia Paulinas. Vianney estava presente ao lançamento e partilhou com os presentes a experiência de colaborar para este trabalho. “Este trabalho me trouxe uma familiaridade maior com o texto bíblico na sua língua original: eu sou do grupo do Novo Testamento, então traduzi do Grego ao Português”, explicou o exegeta. “Hoje, que o trabalho está pronto, eu dou graças a Deus por ter feito parte desta equipe de trabalho”, comentou.

No evento, dom Paulo Jackson, que é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, falou alguns minutos para o público presente, expressando suas considerações acerca do trabalho final da Paulinas: aprovou a edição, elogiou os comentários adicionados, a diagramação e o cuidado da equipe de tradutores com a literalidade do texto, e ao mesmo tempo, com uma flexibilidade semântica, de significados. “Do ponto de vista visual, ‘A Bíblia’ está muito bem produzida, o material é de excelente qualidade, mas o mais importante é o cuidado dos tradutores com a qualidade textual, com respeito aos manuscritos originais em grego, hebraico e aramaico”, disse o arcebispo. “Fundamental é que as pessoas possam, por meio do texto escrito, chegar a uma relação pessoal e profunda com Jesus Cristo”, concluiu.

Segundo a promotora da Paulinas Livraria do Recife, Ir. Flávia Vitorino, a presença do arcebispo no lançamento valida a seriedade deste trabalho, bem como da missão da Congregação na comunicação da Igreja. “Foi uma grande alegria recebe-lo, pela primeira vez, nesta casa que é templo de comunicação, fruto do coração de nosso fundador Padre Tiago Alberione”, disse a religiosa.

“A Bíblia”, da Paulinas Editora, está à venda na Paulinas Livraria, por R$ 57,90, em sua versão “capa cristal”. A livraria está localizada na rua Frei Caneca, 59, loja 01 (equina com Rua da Palma), no bairro de São José, em Recife.

Mais informações: (81) 3224-5812 / (81) 99850-0220

Pascom AOR