Cidade do Vaticano –Uma singular jornada missionária está prestes a acontecer na Sibéria: trinta sacerdotes ortodoxos estarão a bordo de um navio-igreja, que visitará áreas remotas desta grande região da Rússia, áreas que necessitam de apoio espiritual e material.
O navio, que abriga uma pequena igreja dedicada ao Santo Apóstolo André, em breve partirá de Novosibirsk, a capital do Distrito Federal da Sibéria, e passará por um total de quarenta e sete localidades pouco povoadas. Todos os que desejarem poderão receber o Batismo, os santos Sacramentos da Comunhão e da Confissão, falar individualmente com um padre e ter acesso a literatura espiritual, entre outros benefícios.
Ideia nascida em 1996 –A iniciativa é promovida conjuntamente pelas autoridades regionais e pela diocese metropolitana de Novosibirsk. A ideia nasceu em 1996, quando partiu a primeira expedição e, em vinte e dois anos, segundo dados das autoridades, mais de cem mil pessoas teriam sido beneficiadas pelo encontro com os sacerdotes ortodoxos. Elas também puderam receber tratamento médico.
Apoio espiritual e material – “O principal objetivo de nossa viagem” – lê-se em um comunicado dos organizadores – “é fornecer apoio espiritual e material às pessoas que vivem em áreas isoladas da região de Novosibirsk. Todos os que desejarem, poderão receber o Batismo, os santos Sacramentos da Comunhão e da Confissão, falar individualmente com um padre, convidar um sacerdote para visitar sua casa, receber água benta e ter acesso à literatura espiritual”. Pessoal especializado também estará a bordo para ajudar os residentes locais que necessitam de assistência médica. A diocese metropolitana de Novosibirsk também possui um vagão de trem que leva a diferentes regiões da Sibéria serviços e sacramentos similares aos oferecidos pelo navio-igreja.
(Fontes: site Vatican News e L’Osservatore Romano)