O Dia Mundial da Agricultura Familiar celebrado 25 de julho e, no próximo dia 28 o dia do agricultor, fazem parte de uma semana de comemorações das pastorais sociais nas áreas rurais.

Por isso, o administrador apostólico da arquidiocese de Olinda e Recife dom Fernando Saburido e o bispo auxiliar dom Limacedo visistaram,nesta terça-feria (25), a capela onde dom Fernando foi batizado. Nas proximidades,cerca de 500 pessoas aguardam apropriação da terra há mais de 29 anos.

A missa campal contou com presenças de autoridades políticas e integrantes do MST,Movimento Sem Terra.

Em sua homilia, dom Fernando Saburido lembrou que é filho de agricultor, e portanto, conhece bem os desafios de uma vida no campo.

“Jesus adverte que os discípulos serão perseguidos, passarão por tormentas, mas em que nenhum momento eles estão sozinhos.Ninguém pode, absolutamente viver sem Deus, a gente sofreria muito mais, por isso, é fundamental que num acampamento como esse,vocês vivam em torno de Jesus Cristo.”

Dom Limacedo faz parte das Comissões regional e nacional da pastoral sóciotransformador, e reforçou que nesta semana a situação do trabalhador rural precisa ser discutida.

” Como se diz : se o campo não planta, a cidade não janta, é necessário dar dignidade ao trabalhador da cidade e do campo, melhores condições de vida para o povo sofrido e pobre,e nesta semana, é um momento importante para refletirmos sobre isso.”