PASCOM AOR
Com Secretaria de Cultura de Pernambuco
A 13ª Semana Nacional dos Museus é comemorada entre os dias 18 e 24 de maio. Para celebrar a data, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) promoverá uma série de atividades culturais. A programação conta com palestras, exibição de filmes, recital e apresentação musical. As atividades têm como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’. O prédio fica situado no Alto da Sé, em Olinda. O acesso ao local durante os dias do evento será gratuito.
As manifestações religiosas na pré-história brasileira serão tema de palestras na terça, 19, e sexta-feira, 22. Na quarta (20), estarão em pauta as experiências da arte contemporânea de Pernambuco, e na quinta (21), o bate papo é sobre patrimônio histórico e sustentabilidade. As exposições serão sempre às 14h.
A oficina de desenho e grafite está marcada para a quinta-feira, às 14h. Haverá ainda mostra de astronomia em 3D, da terça à sexta, entre 13h e 16h. No domingo, 24, um grupo de ciclistas visitará o espaço. Em seguida, os participantes poderão apreciar o recital da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda e apresentação da Orquestra do Movimento Pró-Criança. Durante toda a semana serão exibidos filmes no ‘Cine Maspe’.
A exposição do acervo de arte sacra e popular é permanente e pode ser visitado de terça a domingo. As visitas em grupos podem ser agendadas pelo telefone (81) 3184.3154.
O museu é gerido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundarpe e tem como gestor o presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura, frei Rinaldo Pereira.
Maspe
O Maspe foi fundado em 1977 e fica localizado no Alto da Sé, em Olinda. O prédio foi uma das primeiras construções da Vila de Olinda. A Casa da Câmara fundada por Duarte Coelho em 1537. Quando Olinda foi elevada à cidade em 1676, o local passou a abrigar o primeiro bispo de Olinda, dom Estevão Brioso de Figueiredo, se tornando o Palácio Episcopal.
O antigo Palácio dos Bispos de Olinda, pertencente à Arquidiocese de Olinda e Recife, sofreu várias adaptações ao longo dos séculos XVIII e XIX, servindo como residência coletiva de religiosos, colégio e quartel do exército durante a 2ª Guerra Mundial. Em sua fachada, é possível ver o antigo brasão episcopal e uma placa da Unesco, de 14 de dezembro de 1982, que declara Olinda Monumento Cultural da Humanidade.
Privilegiado por sua localização e amplitude, o antigo Palácio dos Bispos foi transformado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em espaço para exposição e estudo da arte sacra ou de inspiração religiosa. O acervo fixo do Maspe, que começou a ser construído a partir de mais uma centena de peças cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, hoje reúne objetos de culto como santos populares e de procissão, relicários, custódias e pinturas religiosas. Um dos destaques deste acervo é a coleção de imagens antigas eruditas, policromadas e douradas, datadas do século XVI.
Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé – Olinda-PE
Horários de visitação: Terça a sexta das 10h às 16h
Sábados e domingos das 10h às 14h
Telefone: (81) 3184.3154