Há 18 anos multiplicando solidariedade, o Movimento Pró-Criança comemorou a data, na manhã de ontem, 27, com uma missa na Matriz da Boa Vista, no Recife. A cerimônia foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. De acordo com o presidente da instituição, Sebastião Barreto Campello, a ideia de criar o movimento surgiu a partir da situação de vunerabilidade social das crianças no Recife. “Foi feito um estudo pelo Centro Interuniversitário de Estudos da América Latina, África e Ásia (Ciela), em 1999, e constatou-se que havia 1.149 crianças na rua. Foi quando eu percebi que tinha que fazer alguma coisa”, relatou. O projeto foi posto em prática com o apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Cerca de 12 mil crianças e jovens, entre 6 e 18 anos, já passaram pelo Pró-Criança. Hoje, 1.469 integram a ação.”A nossa grande vitória é ter tirado esses meninos da rua e conseguido que eles tivessem uma condição social melhor”, comentou. Os critérios para participar são estar em situação de risco e, também, matriculado em alguma escola.

“Acho que é um trabalho importantíssimo e se destaca entre tantos outros”, atestou o arcebispo. O novo objetivo a ser alcançado é a profissionalização dos garotos. Para isto, são ministrados cursos técnicos por meio de parcerias com instituições de ensino.

Fonte: Folha de Pernambuco – 28/07/2011
Reportagem: Renatta Gorga