Neste domingo, dia 05 de dezembro, Dom Fernando Saburido celebrou a santa missa na 12ª Romaria Da Capela da Mãe Rainha, no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A comunidade de Pitanga II, Área I, é um local de peregrinação e de devoção crescente.

A carreata, com o andor da Capela da Mãe Rainha, seguiu pelas ruas do Engenho Monjope até a localidade de Pitanga II, Área I, no município de Abreu e Lima. O evento foi realizado pelo movimento do Terço dos Homens da Mãe Rainha. Estiveram presentes membros de diversas paróquias da arquidiocese.

O local tem um clima todo especial. Traz em si uma história de fé. Há doze anos, a capela foi incendiada por vândalos. Desde então, começou um trabalho de reconstrução e um processo de peregrinação. Quem chega se sente acolhido. A comunidade faz parte da paróquia São João Bosco e pertence ao Vicariato Igarassu. O vicariato percebeu a peregrinação que acontecia e despertou para importância do local, que disseminava a devoção mariana.

Santa Missa presidida por dom Fernando Saburido

O movimento Terço dos Homens tem uma organização nacional, regional, diocesana e paroquial. Foi difundido a partir do Santuário da Mãe Rainha de Olinda. “Cumpre o papel de resgatar o homem para a igreja e o de fortalecimento das famílias. É a espiritualidade do santuário a serviço da igreja”, destacou o padre Vitor Possetti, reitor do Santuário.

No coração do povo existe o desejo de que o local se torne um santuário. Enquanto isso não acontece, são celebradas duas missas por mês e realizadas atividades de recitação do terço, formação e acompanhamento pastoral.

No final da manhã, dom Fernando Saburido presidiu a santa missa do segundo domingo do advento. Trouxe como destaque, em sua homilia, o tema da conversão, o papel de nossa senhora na vida da igreja e o convite que a comunidade faz para se ter uma atitude missionária. “Maria tem um papel de destaque neste tempo de advento. Ela foi escolhida para gerar o salvador. Hoje, ela nos possibilita viver essa experiência amorosa de compromisso com o senhor, em uma atitude missionária”, acrescentou dom Fernando.