Morreu na madrugada desta terça-feira, 17 de dezembro, no hospital regional Senador Cândido Ferraz, dom Cândido Lorenzo Gonzalez, bispo emérito de São Raimundo Nonato (PI). O bispo tinha 94 anos e estava doente. O corpo será velado no Santuário Nossa Senhora das Mercês até às 18h desta terça-feira. Às 19h, o corpo será trasladado para a Igreja Catedral de São Raimundo Nonato, onde será velado com celebração de missa a cada duas horas. O sepultamento será na quinta-feira, 19 de dezembro, na própria catedral da cidade, após a Missa Exequial, às 8h.

Trajetória
Dom Cândido Lorenzo Gonzalez nasceu em 23 de setembro de 1925, em Ginzo de Lima, na Espanha. Era religioso da Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Aqui no Brasil, dom Cândido tinha mais de 60 anos de vida missionária, dos quais 45 anos na cidade de São Raimundo Nonato (PI).

Foi nomeado bispo de São Raimundo em 1969 e esteve à frente da diocese por 33 anos. Atualmente dom Cândido, bispo emérito desde 2002, vivia na comunidade dos padres mercedários na mesma cidade.

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de dom Cândido Lorenzo Gonzalez

Brasília-DF, 17 de dezembro de 2019

Prezado irmão, Dom Eduardo Zielski, bispo de São Raimundo Nonato (PI).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Cândido Lorenzo Gonzalez, bispo Emérito de São Raimundo Nonato (PI), na madrugada desta terça-feira, 17 de dezembro. Ao senhor, aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, queremos nos unir em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso irmão.

Enaltecemos a atuação de dom Cândido, pastor dedicado e humilde. Enviamos nossa fraterna saudação a todos e asseguramos as nossas orações pelo descanso eterno do bispo que dedicou mais de 60 anos à vida missionária, dos quais 45 no Brasil.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB