Severina Paiva de Santana morreu nesta quarta-feira, 2 de novembro, depois de uma internação que se iniciou no dia 10 de outubro. A comunidade redentorista, santuário e paróquia de Nossa Senhora da Conceição enviaram uma nota de pesar.

“Dona Sevi foi uma presença marcante na defesa da igreja e do Morro da Conceição. A sua luta ficará para sempre na história do nosso santuário como mulher negra, periférica, mãe, esposa e devota de Nossa Senhora da Conceição”.

No perfil do Instagram do santuário, vários comentários lamentaram a perda. “Na missa da aurora, todos esperavam por sua voz forte cantando: lá vem a barra do dia… descanso eterno…” Outro seguidor escreve: “Não ouviremos mais sua voz icônica nas leituras e nos avisos no final das missas. Guardarei lembranças”. “A voz mais emocionante da paróquia”, lamenta outro seguidor.

Os horários do velório, missa e enterro são:

9h – Chegada do corpo

11h – Missa exequial – Redentoristas do Morro

14h – Santo terço e Ofício da Imaculada Conceição

15h – Missa exequial presidida por dom Fernando Saburido

Após a missa, translado do corpo para o cemitério de Casa Amarela (Largo Casa Amarela, 123).

Severina Paiva de Santana, mais conhecida como Dona Sevi, nasceu na cidade de Ferreiros, Zona da Mata Norte pernambucana, em 4 de outubro de 1935. Chegou ao Morro da Conceição na adolescência, aos 15 anos de idade. Formada em Magistério, trabalhou em diversos órgãos públicos.

Foi esposa e mãe de cinco filhos. Junto ao Movimento de Evangelização e Encontro de Irmãos, ação criada pelo bispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Camara, ajudou a despertar nos moradores da comunidade a força de lutar pelos direitos e melhoria para todos, unindo religião e ação. A iniciativa reunia jovens, adolescentes, mulheres e idosos para discutir as mazelas locais.