O decano da Arquidiocese de Olinda e Recife, Monsenhor Romeu Gusmão da Fonte, de 94 anos, recebeu na manhã desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal do Recife, uma homenagem pelos seus 69 anos de ordenação sacerdotal. A proposição foi de seu paroquiano, o vereador Felipe Alecrim, que vê no padre um exemplo de seriedade a seguir em seu trabalho na cidade. Para o vereador, o padre Romeu dedicou sua vida a transformar a realidade das pessoas, não só as que estão em vulnerabilidade social, mas às tantas que chegaram a conhece-lo. “Eu não poderia passar por esta legislatura sem promover uma solene homenagem ao padre Romeu, maior responsável pela presença de Deus na minha vida. Foi através dele que aprendi a adorar Jesus Eucarístico, pois nunca vi um sacerdote celebrar a Eucaristia com tanto amor como padre Romeu”, disse o vereador.

Na mesa de honra da câmara Municipal, estavam o vereador Alcides Cardoso, que presidiu a sessão solene, o vereador Felipe Alecrim, o padre Jurandir Dias, que é vigário na Paróquia da Torre, e a sobrinha do padre Romeu, Regina da Fonte. A homenagem na Câmara Municipal teve palavras de reconhecimento pelo bem que o ministério sacerdotal do padre Romeu fez aos recifenses. Durante a sessão solene, dois paroquianos interpretaram músicas de autoria do padre Romeu, já conhecidas dos fiéis. Também um vídeo foi exibido no telão da Câmara, com um clip da música “Meu padre é Romeu”, de autoria do paroquiano Evaldo Mendes, mostrando momentos da vida do sacerdote homenageado. “Esta foi a sessão solene mais emocionante que já presidi nessa Câmara”, comentou Alcides Cardoso. “A homenagem solicitada pelo vereador Felipe Alecrim foi merecidíssima”.

O coração sensível de compositor e suas mãos trabalhadoras fazem do padre Romeu, aos 94 anos, sinônimo de amor e dedicação a Deus e ao próximo. Com muita luta junto às autoridades locais, conseguiu aterrar um lixão para construir a Vila Santa Luzia e criou, na Torre, um centro comunitário com milhares de atendimentos mensais, desde ambulatório médico até assistência psicológica e jurídica. É o padre mais longevo em atividade na Arquidiocese de Olinda e Recife. Os arquivos da Paróquia da Torre atestam que ele já realizou 48 mil batizados, mais de 6 mil primeiras comunhões, 6.500 casamentos, 5 mil extremas unções e 16 mil crismas.

Padre Romeu nasceu em 13 de maio de 1929 e foi ordenado sacerdote em junho de 1954, pelo arcebispo Dom Antônio de Almeida Morais, na Capela do Seminário de Olinda. Ele passou pelas paróquias de Afogados e Paudalho, até assumir a paróquia Nossa Senhora do Rosário e Santa Luzia, no bairro da Torre, em 1958, onde permanece até hoje. Sim, são 65 anos como pároco da Torre, celebrando com zelo a Eucaristia e cuidando de milhares de pessoas à sua volta. O título de monsenhor foi dado pelo Papa Bento XVI em 2005.

Pascom AOR