Tem gente que até se antecipa, para homenagear Nossa Senhora da Imaculada Conceição com mais calma e piedade. Mas a tradição é mesmo subir o Morro da Conceição, em Casa Amarela, zona norte do Recife, durante os dias de festa. No dia 8 de dezembro, dedicado à santa, milhares de fiéis vestem-se de azul e sobem ladeiras e escadarias para louvar a Mãe de Jesus sob o título de Imaculada Conceição. O dogma da Igreja Católica afirma que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção, pois se Jesus tornou-se encarnado em seu ventre, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar o Filho de Deus. Foi o Papa Pio IX, em sua bula Ineffabilis Deus, que a imaculada concepção da Virgem Maria foi solenemente definida como dogma, em 8 de dezembro de 1854.

No Morro da Conceição, a festa acontece há 119 anos. Em 2023, será realizada de 28 de novembro a 8 de dezembro, trazendo tema relacionado ao Ano Vocacional proposto pela CNBB: “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”. Na programação oficial (veja abaixo) estão missas, novenas, romaria de bicicleta, shows, confissões e a tradicional procissão que antecede a missa de encerramento, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife. SErá a primeira vez que dom Paulo Jackson celebrará a missa como arcebispo.

Reitor do Santuário do Morro fala sobre a programação da festa de 2023 em coletiva de imprensa.

A capacidade de mobilizar fiéis para missas e orações, com tamanha fé, rendeu à festa, em 2022, o título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco. O santuário nasceu como uma capela em estilo gótico em 1904. A igrejinha tornou-se matriz paroquial em 1974, foi reconstruída e modernizada em 2008 e elevada à condição de santuário arquidiocesano em 2015. Desde então, a administração, animação pastoral e conservação do santuário estão sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor – missionários redentoristas.

Segundo o atual reitor do santuário, padre Emerson Borges, a Festa da Conceição do Morro, como é popularmente conhecida, reúne paróquias diferentes, cidades próximas e distantes, fiéis de todas as idades, mostrando que Nossa Senhora é querida por todos. “As pessoas vêm a esse lugar santo celebrar a Mãe de Deus que nos ajuda na caminhada aqui nesse mundo”, disse. “Ela acolhe a todos que passam aqui no Morro, lugar de peregrinação, de encontro dos irmãos que vêm celebrar sua fé e reafirmar o compromisso de cristãos diante da icônica imagem da Imaculada”.

Coletiva de imprensa 2023

Visitar a imagem citada pelo padre Emerson e rezar diante dela fazem parte da tradição da festa. A procura por estes momentos é tanta que os organizadores da festa dispõem um gradil no lugar, para orientar o caminho a ser percorrido pelos fiéis, na tentativa de evitar tumulto. Alheios à velocidade da caminhada, fiéis rezam o terço, fazem suas orações, depositam sinais de suas promessas pagas e das graças alcançadas pela intercessão da Imaculada, como fitinhas, velas e ex-votos.

Como os padroeiros oficiais do Recife são Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo, diz-se que Nossa Senhora da Imaculada Conceição é a padroeira afetiva de Recife – e de Pernambuco.

Eventos Pré-Festa

16/11 – 19h30 – Santa Missa de envio dos voluntários
23/11 – 10h30 – Santa Missa de ação de graças aos patrocinadores e amigos da Festa
25/11 – 19h30 – Santa Missa das comunidades