Agosto é o Mês das Vocações. Para valorizar e comemorar este mês tão importante para a Igreja, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (Cmovic) da Arquidiocese de Olinda e Recife vai promover, de forma especial, o fomento da cultura vocacional em todas as igrejas do território, a começar pela igreja-mãe, que é a Catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda.

“Em uma de nossas reuniões, programamos a apresentação das diversas vocações nas missas de domingo na catedral, às 9 horas”, disse o padre Alessandro Corazza, vigário episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Religiosa Consagrada. “As missas trarão intenção especial a cada semana, lembrando também as vocações laicais como as do matrimônio ou dos catequistas, por exemplo”.

Segundo o padre Alessandro, toda a programação será realizada em articulação com os seminários e a coordenação dos diáconos permanentes da Arquidiocese, a Conferência dos Religiosos Núcleo Recife, as comissões arquidiocesanas de Vida e Família, Laicato e Catequese.

O calendário de agosto de 2021 tem cinco domingos e, em cada um, os fiéis rezarão pelas vocações na seguinte ordem: no 1º domingo (dia 1º/08), pela vocação aos Ministérios Ordenados; no 2º (08/08), pela vocação ao Matrimônio; no 3º (15/08), pela vocação à Vida Religiosa Consagrada; no 4º domingo (22/08), pela vocação Batismal dos Leigos; e no 5º domingo (29/08), pela vocação dos Catequistas.

Além disso, toda semana, de terça-feira a sexta-feira, no mês de agosto, um representante de cada vocação específica será convidado na recitação do terço na Rádio Olinda 105.3 FM, das 18h às 18h30, com breve intervenção sobre a vocação daquela semana.

Nas paróquias, a Cmovic vai animar os fiéis de forma mais abrangente: nas ações pastorais e nas missas, vai apresentar as vocações como um caminho de compromisso para todos. “É importante que seminaristas e catequistas que servem nas paróquias falem sobre a temática, mostrando a necessidade de rezar sempre pelas vocações”, disse o padre Alessandro. “Breves comentários e preces nas missas, breves textos bem escolhidos repassados aos coordenadores das pastorais nas paróquias, junto com cânticos vocacionais, irão dar um tom vocacional a todas as atividades das paróquias no mês de agosto”.

Em nível nacional, a Comissão para os Ministérios ordenados e a Vida Consagrada, juntamente com serviço de animação vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil, realizará uma celebração de abertura com terço vocacional. A transmissão será feita no dia 31 de julho às 17 horas, por meio das redes sociais da CNBB.

Pascom AOR