Ineditismo. O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, em Recife, estava praticamente vazio nesta quarta-feira, 13 de maio. No dia em que a Igreja no mundo inteiro celebra a Virgem do Rosário – que apareceu em 1917 a três pastorinhos na confraria de Fátima, em Portugal – o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a celebração eucarística, às 16 horas, com o santuário de portas fechadas.

“Apesar das restrições de distanciamento social, que nos impedem de receber os fiéis nas igrejas, nosso coração está em festa”, comentou o arcebispo. Na homilia, dom Fernando lembrou que celebrar Nossa Senhora de Fátima “é homenagear Maria, a Mãe das Mães, que nos foi dada pelo próprio Jesus na cruz”, referindo-se ao que diz o evangelista João (Jo 19, 25-27).

O reitor do santuário, padre Antônio Mota, concelebrou a missa votiva a Nossa Senhora de Fátima. Explicando que a devoção à Virgem com esse título foi divulgada pela comunidade portuguesa que morava no Brasil à época das aparições, padre Mota ressalta o fato de que o santuário localizado no Recife é o primeiro, no mundo, a ser construído em honra à Virgem de Fátima. O templo, de arquitetura já modernista, foi acrescentado ao projeto de instalação do Colégio Nóbrega por volta da década de 1920, e os Jesuítas conseguiram erguê-lo em 1935, antes mesmo que os jesuítas em Portugal.

Após a missa, duas imagens de Nossa Senhora de Fátima percorreram alguns bairros do Recife, em cima de carros de som. Das varandas e calçadas, os fiéis assistiram a passagem da imagem da santa, emocionados. A professora aposentada Helena Amaral comentou sobre a iniciativa da procissão. “Fiquei muito feliz porque passou aqui em frente à matriz da Harmonia, com direito a fogos e repicar de sinos”, contou, entusiasmada.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife há sete paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, sendo quatro na capital (nos bairros de Boa Viagem, Ibura, Mangabeira e San Martin), uma em Olinda (Bairro Novo), uma em Paulista (Paratibe) e uma em Vitória de Santo Antão (Água Branca). Todas as paróquias celebraram a missa votiva, com transmissão pelas redes sociais.

Pascom AOR