Com júbilo e saudade, a Arquidiocese de Olinda e Recife celebra, na próxima segunda-feira, 27, os 13 anos do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara, na casa do Pai. A Missa será na Igreja Sé, na cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife, a partir das 9h. A celebração terá a presidência do arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, e será concelebrada por bispos, padres e diáconos.

Após a Missa, os restos mortais de Dom Helder Câmara; do bispo auxiliar, Dom José Lamartine, e do padre Antônio Henrique Pereira serão transladados até a primeira capela lateral da Catedral, onde já estão os restos mortais de outros arcebispos. Dom Fernando dará a bênção aos túmulos definitivos e serão feitos os sepultamentos.

Importância – A celebração tem repercussão mundial, já que o trabalho e dedicação de Dom Helder ao próximo ultrapassou fronteiras e ganhou o mundo; além de homenagear dois outros religiosos de grande importância para a Arquidiocese de Olinda e Recife, que com suas atividades contribuíram para a ação pastoral da Igreja local. Dom Lamartine foi bispo auxiliar e o padre Henrique, assessor da Pastoral da Juventude durante o pastoreio de Dom Helder Camara.

Padre Antônio Henrique foi torturado e assassinado no ano de 1969 durante o Regime Militar. Crime impune até hoje, mas que ganhou prioridade nas investigações da Comissão Estadual da Memória e Verdade. O sacerdote é tido como “Mártir da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife”.

Agentes das pastorais e de representantes das 109 paróquias que compõem a arquidiocese participarão do ato litúrgico. Ao final da celebração, o governador do Estado, Eduardo Campos, e a irmã do padre Henrique, Izaíra Pereira Padovan, farão os discursos de encerramento.

Juventude – No Cortejo Litúrgico, entrará a réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, produzida pela Arquidiocese, conduzida por alguns jovens como uma referência ao protagonismo da juventude e como um grito contra a violência e a injustiça.

Lançamento – Na ocasião, a irmã do padre Henrique, Izaíra Pereira Padovan, lançará livro biográfico sobre o sacerdote. O título da obra é “Padre Antônio Henrique – Dissimulações do Regime Militar de 64”. O livro começou a ser escrito pela mãe do padre Henrique e concluído pela irmã.

Transmissão – A celebração será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão para todo o Brasil e também pelas rádios Olinda 1030 AM e Clube FM 99,1.

Da Assessoria de Comunicação AOR