No dia do Sacerdócio Ministerial, celebrado hoje (28) pela manhã, cerca de 230 padres saíram em procissão da capela de Nossa Senhora da Graça, no Seminário de Olinda, até a igreja catedral do Santíssimo Salvador. Eles vieram das 150 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, e também de comunidades de conventos, santuários e basílicas, para celebrar a unidade da Igreja. Do cortejo participaram ainda 40 diáconos, além de seminaristas dos seminários de Olinda e Igarassu.

A Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos ou da Unidade, foi presidida pelo arcebispo Dom Paulo Jackson, que vive a Semana Santa pela primeira vez como arcebispo de Olinda e Recife, já que tomou posse em agosto do ano passado. Dom Paulo dividiu o presbitério com os vigários gerais e episcopais da Arquidiocese. Outros bispos também participaram, como o arcebispo emérito dom Fernando Saburido; o arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Pepeu; o bispo emérito de Porto Nacional (TO), dom Romualdo Matias; e dom Luís Pedro, abade do Mosteiro de São Bento. Diáconos, seminaristas e fiéis leigos também participaram da celebração, marcada pela renovação das promessas sacerdotais e pela bênção e consagração dos óleos.

A celebração na Sé precede o tríduo pascal. Dom Paulo Jackson lembrou a importância de o cristão viver a Semana Santa piedosamente, participando das programações na catedral ou em suas paróquias. “Hoje, aqui na Sé, há uma representação de cada paróquia, de cada Vicariato da Arquidiocese para demonstrar, visivelmente, a unidade de todos nós. O Tríduo pascal é um momento grande e alto de nossa fé e eu me sinto muito feliz porque é a primeira vez que eu celebro, como arcebispo de Olinda e Recife, os mistérios maiores de nossa fé”, disse o arcebispo.

Na missa desta quinta-feira, foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos, e foi consagrado o óleo do Crisma, para os sacramentos da Igreja. Nos vasos de metal e de vidro, estavam cem litros de óleo que foram divididos e acondicionados em pequenas garrafas por seminaristas e leigos no terraço da catedral. Cada paróquia recebeu uma caixa com os três óleos que serão usados nos sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos enfermos e Ordem. Reitores de basílicas e seminários, assim como provinciais de comunidades religiosas também receberam os óleos.

O clero de Olinda e Recife exerce seu ministério em 19 cidades da Região Metropolitana do Recife e no arquipélago de Fernando De Noronha. A partir desta tarde de quinta-feira, cada paróquia e comunidade vive seu tríduo pascal com piedade: na quinta-feira, a Missa da Ceia do Senhor (com Lava-pés); na sexta-feira, Adoração da Santa Cruz; e no sábado, a Vigília Pascal, quando se celebra a Páscoa do Senhor.

Dom Paulo Jackson vai participar das seguintes celebrações até o domingo:

28/03 – Quinta-feira Santa
17h – Santa-ceia e Lava-pés na Capela Nossa Senhora do Pilar, no Recife Antigo (obra social da igreja da Madre de Deus)

29/03 – Sexta-feira Santa
08h – Via-Sacra da Boa Vista – Concentração na Matriz do Santíssimo Sacramento – Praça Maciel Pinheiro, s/n, Boa Vista, Recife
15h – Adoração da Cruz e procissão do Senhor Morto – Catedral, em Olinda

30/03 – Sábado Santo