O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrará no próximo domingo, 7, a missa de envio para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em Madri, na Espanha. A celebração fará parte do ‘Vinde a Mim 2011’ e será às 11h na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo. Todos os grupos, movimentos e pessoas que vão à JMJ são convidados a comparecer.

A estimativa é de que mais de 100 jovens pernambucanos estejam indo para a JMJ, que será realizada de 16 a 21 de agosto na capital espanhola. Entre eles, dois farão parte da delegação oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Hildo Neto e Jorge Xavier. Eles embarcam para a Espanha no próximo dia 11. O Brasil já tem mais de 10 mil pessoas inscritas no evento.

A delegação da arquidiocese de Olinda e Recife será chefiada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Gimesson Silva.

Confira a mensagem do presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, padre Gimesson Silva

Juventude de Olinda e Recife “enraizada e edificada em Cristo, firme na fé” rumo à JMJ Madri

Queridos/as jovens, a JMJ Madri se aproxima!!!

A alegria invade nossos corações ao testemunharmos a vibração da juventude de todo o planeta que já se prepara para ir a Madri a fim de renovar sua experiência com Cristo na Palavra, nos Sacramentos, na Comunidade e na Missão!

O nosso Brasil está dando “um show de bola” ao enviar mais de 14000 peregrinos oficialmente inscritos na JMJ Madri!!!

O Nordeste, Pernambuco e nossa Arquidiocese não estarão de fora dessa grande festa da juventude!!! Estaremos enviando daqui da Arquidiocese de Olinda e Recife vários grupos de peregrinos ligados a movimentos, novas comunidades, congregações religiosas, escolas católicas, pastorais, paróquias e ao Setor Juventude! Acredito que teremos mais de 100 peregrinos de nossa arquidiocese! Ainda não temos como contabilizar objetivamente o número exato de nossos peregrinos pelo fato de não termos contato com todos os grupos organizados bem como de termos, inclusive, muitos peregrinos que estão indo “por conta própria” na aventura da fé e na criatividade da coragem juvenil.

Vamos fazer um grande envio para os peregrinos da JMJ Madri que vão sair da Arquidiocese de Olinda e Recife???

Então vamos lá! Já estamos divulgando esta notícia na Rádio Olinda e contamos agora com sua divulgação! Utilize as redes sociais (orkut, msn, facebook, twitter, sms etc) para mobilizar a galera jovem para marcar presença na Missa de Envio e sentir já a força da JMJ que nos firma na fé!

No Coração de Cristo,

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ
Presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude

O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)?

A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja. Em 2011, JMJ será realizada em Madri, na Espanha, em agosto.

A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz.

Fonte: Blog Juventude AOR