por Renata Vasconcelos

As ladeiras de Jaboatão dos Guararapes ficaram tomadas pelos devotos de Santo Amaro neste domingo ( 15) . Uma multidão participou da tradicional procissão que tem início nas paróquias vizinhas e termina na Matriz. Depois, a caminhada  segue pelas ruas do centro da cidade levando o andor com a imagem do santo. O arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido e o Vigário Episcopal Monsenhor Rogério Silva, participaram da caminhada que teve duração de cerca de quarenta minutos e foi entoada por cantos e orações.

Depois de anos de pandemia, o 15 de Janeiro de 2023 era muito esperado e, segundo os organizadores, o evento superou as expectativas: ” Estamos muito felizes, com certeza superou as expectativas, se eu era um padre feliz, depois dessa festa sou mais feliz ainda, é muito bom podermos mostrar que é possível ser de Deus, que é bom ser de Deus”, afirmou Padre Rogério.

Ao final da procissão, a santa Missa de encerramento às 19h reuniu cerca de 30 mil fiéis, a celebração campal foi presidida por Dom Fernando Saburido e concelebrada por padres diocesanos. Em sua homilia, Dom Fernando falou sobre a vida de Santo Amaro e disse que a vocação a santidade é para todos Quando a Igreja nos apresenta santos é com esta intenção, os santos foram pessoas esforçadas, o fundamental é nos superarmos , e colocarmos em prática a Sua Palavra, só assim conseguiremos atingir a santidade.”

Autoridades políticas também marcaram presença no evento. ” É muito importante a parceria da Prefeitura com a Igreja, as pessoas mostraram que precisam disso, e com certeza ano que vem vamos continuar”, afirmou Luís Medeiros, Prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

Uma homenagem ao arcebispo de Olinda e Recife, agradecimentos, fogos e luzes marcaram os momentos finais da edição número 425 da festa que já vai deixar saudades no coração dos devotos de Santo Amaro: “Já estamos com saudades desse clima de festa e , já esperamos a próxima em 2023.” se emocionou Monsenhor Rogério Silva.