“Um momento sublime para festejar o acontecimento mais importante da história: o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o nosso Salvador, o nosso libertador”. São estas as palavras do arcebispo de Olinda e Recife, no convite em vídeo que faz ao povo para a Missa da Vigília de Natal no dia 24 de dezembro, que este ano acontecerá em frente ao Quartel da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), no Derby. A partir das 18h30, haverá apresentações de músicas natalinas com a Banda da Polícia Militar, Coral do Movimento Pró Criança, Coral do Instituto Dom da Paz e Coral dos Arautos do Evangelho. Em seguida, às 20 horas, haverá a celebração da missa.

Este ano, por conta de o Quartel do Derby ser um órgão público, os fiéis participantes deverão apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. “Conforme determinação do Governo, para entrar em órgãos públicos do Estado, as pessoas precisam apresentar a carteira de vacinação, mas isso é um cuidado a mais com a saúde, pela vida, e em nada vai diminuir a beleza da festa”, comentou o capelão da Polícia Militar e vice-chanceler da Cúria Metropolitana, o padre Augusto César Figueirôa de Arruda. 

A Missa da Vigília de Natal acontece no Quartel do Derby há 69 anos. A primeira missa foi celebrada em 24 de dezembro de 1952, presidida pelo capelão militar da época, dom Ricardo Vilela, bispo emérito da Diocese de Nazaré. As missas eram celebradas, tradicionalmente, à meia-noite (do dia 24 para o dia 25), mas por questão de segurança, para que as famílias pudessem circular pela cidade com mais tranquilidade até o Derby, o horário foi modificado para as 20 horas.

Desde 2009, quando foi eleito arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido celebra a missa no Derby com muita alegria. “Quis dar continuidade a essa tradição tão bonita, de reunir pessoas de partes diferentes da cidade para celebrar essa ‘Noite Feliz’, como cantamos com tanta ternura e amor”, disse o arcebispo.

A bem da verdade, o arcebispo precisou quebrar a tradição por duas vezes: em 2018, a missa foi celebrada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, por conta da previsão de chuvas fortes na cidade; e em 2020, em plena alta da pandemia, a missa voltou para o Santuário de Fátima, para que fosse possível controlar a quantidade de pessoas permitida para participar da celebração, atendendo a decreto governamental da época.

Serviço:

Missa de Natal
Local: Em frente ao Quartel do Derby
18h30 – Banda da Polícia Militar
              Coral do Movimento Pró Criança
              Coral do Instituto Dom da Paz
              Coral dos Arautos do Evangelho

20h00 – Missa presidida por Dom Fernando

Pascom AOR