«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá, pela primeira vez, em Lisboa, capital de Portugal. A frase bíblica (uma citação do Evangelho de São Lucas) dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria a sua prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na cidade do Panamá).

Na manhã desta terça-feira , 2 de agosto, o Papa Francisco foi recebido no Palácio de Belém pelo Presidente da República,Marcelo Rebelo. Logo após Francisco segue para um encontro no Centro Cultural de Belém entre o Santo Padre, as autoridades portuguesas, a sociedade civil e o corpo diplomático de Portugal.

O maior encontro internacional da igreja deve atrair mais de 1 milhão de participantes vindos de todos os continentes e centenas de países. Da arquidiocese de Olinda e Recife cerca de 35 membros de movimentos e pastorais foram para Portugal, como:  MEJ – movimento eucarístico jovem,  Pastoral Universitária, além da presença do Vicariato de São Lourenço. Dom Bernardino Marchió, bispo emérito de Caruaru e dom Lucena , bispo de Nazaré, também estão em Lisboa para ver o Papa com a juventude.

O assessor da Comissão Episcopal para a Juventude, Padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, está na JMJ com um grupo de mais três pessoas. “ É um tempo de graça estar aqui participando com o mundo todo da JMJ, que tem  a temática mariana, inspirada nesse serviço que Maria fez ao saber que seria mãe do Salvador”.

ACESSE PARA MAIS INFORMAÇÕES