O distrito de Matriz da Luz, em São Lourenço da Mata, celebra a padroeira Nossa Senhora da Luz.  Desde a procissão da bandeira, ocorrida no dia 28 de janeiro, até a carreata de encerramento, programada para o dia 07 de fevereiro, serão onze dias de festa, com o tema “Maria, estrela da manhã: conduz-nos à grande luz”.

Na noite desta terça-feira (02/02), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a celebração do quinto dia do novenário de Nossa Senhora da Luz. Logo após a chegada da procissão com a imagem da padroeira, os fiéis participaram de adoração ao Santíssimo, que foi conduzida pelas orações do pároco, padre Davi Gonçalves.  É neste dia (02) que a Igreja, em comunhão no mundo inteiro, celebra a Apresentação do Senhor no templo, quarenta dias após o Natal, e celebra Nossa Senhora sob os títulos das Candeias, da Candelária, da Luz e da Glória. “Esses títulos todos de Nossa Senhora nos lembram o dia em que ela apresentou seu Filho, a verdadeira Luz do Mundo, no templo, conforme a tradição da época”, explicou o arcebispo. “Isso nos faz refletir que, como batizados que somos, devemos ter o compromisso de ser luz para o irmão, cuidando, orientando, evangelizando quem está à nossa volta”, concluiu dom Fernando.

A capelinha erguida em 1540 na região canavieira de São Lourenço da Mata tornou-se igreja matriz de Nossa Senhora da Luz em 1546. Daí o nome do lugar: Matriz da Luz. O povo, até hoje, participa com alegria das celebrações na Paróquia, uma das mais antigas de Pernambuco.

“Nosso povo é muito dedicado à Paróquia e faz sempre uma festa bonita para Nossa Senhora”, disse o padre Davi Gonçalves. Na festa anterior, no comecinho do ano passado, não havia motivos para restrição de público e os fiéis lotaram a praça para participar da missa, celebrada num palco montado em frente à igreja. “Este ano, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, nosso novenário tem contado com a participação fervorosa e animada do povo”, completou. De fato, com a redução dos bancos na igreja, o povo precisou ficar do lado de fora, em cadeiras ao ar livre, para acompanhar a missa.

A cada dia, um padre é convidado a presidir a celebração. Já passaram pela festa como celebrantes os padres Severino José e Waldemir José (de São Lourenço), Cosmo Francisco, João Carlos, Jurandir Dias e o arcebispo dom Fernando. Os próximos celebrantes serão os padres Walter Lira, Adriano Araújo, Neto Feitosa e Rosivaldo Torres. O bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo, vai presidir a missa no domingo (07), às 10 horas da manhã. O padre Damião Silva celebrará no domingo às 16 horas. A festa será encerrada em seguida com a realização de uma carreata com o andor de Nossa Senhora da Luz.

Pascom AOR