Aprovada a pauta da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no final da manhã desta quarta-feira, 18, os bispos tiveram a primeira reunião de grupos contando com o auxílio dos secretários executivos dos 17 regionais da CNBB. Dom Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência, nos encaminhamentos gerais, lembrou que este ano, o encontro tem um dia a menos em comparação com a reunião do ano de 2011 e, desse modo, o tempo de discussão será mais apertado e exigente.

Oficialmente, segundo informações da secretaria da assembleia, o grupo dos participantes e das equipes de serviço está composto do seguinte modo: bispos na ativa – 309; bispos eméritos -29; secretários executivos dos regionais – 17; assessores da Conferência – 13; funcionários e apoio – 11; convidados – 10. Deste modo, 348 bispos participam da assembleia e 72 pessoas compõem os grupos de apoio, totalizando 410 presentes no encontro.

A estrutura preparada para receber o evento é coordenada pelo Santuário Nacional de Aparecida. Pe. Darci Nicioli, na exposição que fez aos bispos na cerimônia de abertura, mostrou todas providências tomadas para que a assembleia fosse realizada com conforto e eficiência. O atendimento à imprensa foi particularmente considerado de modo que os profissionais contam com ampla sala de apoio e um ambiente exclusivo para as entrevistas coletivas.

Os bispos presentes na 50ª Assembleia em Aparecida representam as seguintes circunscrições da Igreja no Brasil: Arquidioceses – 44; Dioceses – 212; Eparquias – 3; Prelazias – 12; Exarcado – 1; Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário próprio – 1; Ordinariado Militar – 1; Administração Apostólico Pessoal – 1.