No domingo da Ascensão do Senhor (13/05), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu missa às 9h na catedral, em Olinda, concelebrada pelos padres Alexsandro Corazza, Albérico Bezerra, Josivaldo Bezerra e Carlos Jerônimo Marinho. A festa da Ascensão do Senhor celebra a volta de Jesus ao convívio do Pai, depois de se manifestar aos onze discípulos e dizer-lhes “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 15:15). Pela força desta fala de Jesus, a Igreja instituiu na mesma data o Dia Mundial das Comunicações, numa alusão à divulgação da Palavra, à comunicação da Boa Nova.

Em sua homilia, dom Fernando lembrou a data, resumindo a mensagem do Papa para este dia, sob o tema “A Verdade vos tornará livres” (Jo 8,32) – Fake News e Jornalismo de Paz. Segundo o arcebispo, não somente os jornalistas e profissionais da Comunicação, mas todos os cristãos, devem ser comprometidos com a verdade, divulgando e repassando notícias com responsabilidade e evitando prejudicar a vida das pessoas com notícias falsas que somente alarmam e trazem o mal. “Em tempos de redes sociais, é importante verificar a procedência da informação, conhecer a fonte, repassar somente o que constrói e não o que destrói”, disse. O arcebispo lembrou ainda que este dia – da Ascensão do Senhor – marca o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A missa do domingo rendeu ação de graças pelo Dia das Mães, coincidindo também com o dia de Nossa Senhora de Fátima. Data feliz para a posse do novo vigário episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Religiosa e Consagrada, padre Alexsandro Corazza. Ele assume a função que pertencia ao antigo bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Antônio Tourinho Neto, que agora é bispo da Diocese de Cruz das Almas, na Bahia. A partir de agora, o padre Sandro, como é conhecido, fica responsável por sintonizar as ações das congregações e institutos com a missão da igreja diocesana, acompanhando a animação vocacional e valorizando os diversos carismas.

Ao assumir a animação e organização dos padres diocesanos, religiosos e religiosas das diversas congregações da Arquidiocese, padre Sandro Corazza deixa de ser vigário episcopal do Vicariato Igarassu e transfere a função para o padre Hélio Nascimento, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em Torres Galvão, Paulista. Padre Hélio será empossado nesta segunda-feira (14/05), durante missa na matriz de São Francisco.

Padre Sandro falou aos religiosos e religiosas presentes sobre a alegria de trabalhar mais diretamente com os diversos carismas congregacionais. “Quero me unir a todos e colaborar no serviço a Deus e ao irmão, vivendo e animando os carismas que somente engrandecem o trabalho da Igreja”, disse o novo vigário. Ao final da celebração, o arcebispo reuniu mães, profissionais da Imprensa e religiosas presentes para uma bênção junto do altar.

A provisão canônica para o padre Sandro Corazza foi lida pelo monsenhor Josivaldo Bezerra, vigário episcopal do Vicariato Cabo, e a ata de posse foi lida por monsenhor Albérico Bezerra, cura da Catedral.

Pascom AOR