Na noite desta sexta-feira, 26/01, centenas de fiéis lotaram a matriz de Nossa Senhora da Paz, em Afogados, Zona Oeste do Recife, para a missa em ação de graças e para o lançamento do primeiro livro do padre Cosmo Francisco do Nascimento, intitulado A Força da Oração. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Luciano Brito, pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima em Boa Viagem e presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação.  

 

 

O padre Cosmo fez a saudação inicial aos presentes, agradecendo com simplicidade pelo apoio recebido e evidenciando a gratidão a toda a equipe paroquial, voluntários e amigos envolvidos na elaboração do livro de orações. Compareceram à celebração o pai do padre Cosmo, seu José, o irmão do sacerdote e sobrinhos. O pároco de Afogados também protagonizou um momento de orações pelas famílias, convidando toda a assembleia a rezar junto com ele.

Na homilia, o padre Luciano Brito lembrou que São Timóteo, o santo do dia, teve a sua vida marcada pela evangelização, pela santidade de São Paulo e também de São João Evangelista. O sacerdote ressaltou que é na família onde aprendemos as primeiras orações, com os nossos avós e pais. “No livro que padre Cosmo escreveu, podemos levar estas orações para as nossas famílias. O testemunho se faz com obras de amor e misericórdia. Que este livro estimule a cada um para testemunhar o Evangelho”, concluiu o padre Luciano.

A professora aposentada Maria do Carmo Eleutério dos Santos, de 72 anos, não escondia seu contentamento em poder estar presente à celebração eucarística. Segurando três livros A Força da Oração, professora Carminha, como é conhecida, contou que ouvindo o padre Cosmo na Rádio Olinda e acompanhando suas missas em Afogados, venceu a síndrome de pânico e a depressão. “Estou levando os livros para presentear a minha nora e meus irmãos”.

Padre Cosmo apresentou aos fiéis a equipe que auxiliou na elaboração do livro e demonstrou seu apreço por todos, pedindo aplausos para o padre Luciano Brito, para a irmã Elide Fogolari, para Luciana Falcão, da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese, para Jô Mazarollo  e para Ulisses Andrade e  Karla Muniz, da LCM Comunicação.

Antes da bênção final da missa, o padre Cosmo chamou ao presbitério o advogado Miguel da Motta Silveira, cuja família foi tragicamente afetada em um acidente de trânsito que comoveu o Recife, no dia 26/11/17, no bairro da Tamarineira. Sobrevivente do acidente, Miguel ainda está em recuperação de uma lesão na coluna cervical e sua filha Marcela, de apenas cinco anos, teve alta da UTI, mas seguiu para a casa, em esquema de home care e com grandes desafios de reabilitação para enfrentar. Miguel estava na missa para agradecer pelas orações recebidas por ele e por sua filha e também para rezar pela memória da sua amada esposa, Maria Emília Guimarães, de seu filho, Miguel Neto e da babá da família, Roseane Maria de Brito, cujo falecimento completava dois meses.  O advogado abraçou o padre Cosmo e foi confortado pelos fiéis presentes. Padre Cosmo pediu para que todos continuem rezando por esta família.

Em seguida, grupos de fiéis se dirigiram para a noite de autógrafos e fotos com o padre Cosmo. A equipe de colaboradores do sacerdote anunciou que em breve, serão divulgados novos locais de venda do livro A Força da Oração. No momento, os livros encontram-se à venda na paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Afogados e na Rádio Olinda.

(Pascom Arquidiocese)