O 4º Nordestão de Catequese só começa no dia 21 de julho, em Teresina (PI), mas já é possível vivenciar a mística do encontro, que terá como tema “Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã numa Igreja Sinodal”. Está disponível o subsídio gratuito “Caminho Orante em Preparação para o 4º Nordestão de Catequese”. A versão em PDF pode ser baixada clicando aqui.

O documento apresenta roteiros para três encontros de reflexão sobre as temáticas: IVC: Eixo de comunhão numa Igreja sinodalCatequese: etapa privilegiada de participação da comunidade e
Catequista
; e Mistagogo missionário a exemplo de Cristo. Além de duas propostas de celebrações, sendo a primeira para abrir o tríduo de encontros e a segunda para encerrar a caminhada preparatória para o 4º Nordestão de Catequese.

O subsídio disponibiliza também cânticos, o hino com a partitura e a oração do evento, que deve reunir 250 catequistas dos nove estados da região.

Lançamento do 4º Nordestão de Catequese | Foto: CNBB NE 4

“É proposta desse subsídio apresentar roteiros de encontros, para que juntos em oração, possamos desde já vivenciar a mística do 4º Nordestão de Catequese. A cada encontro, celebração e oração em prol do Nordestão, possamos pedir ao Pai para confirmar nossa vocação de pescador de pessoas humanas, e conduzir-nos para águas mais profundas onde se encontram os que mais carecem de meu amor”, explica o texto de apresentação do documento.

O “Caminho Orante em Preparação para o 4º Nordestão de Catequese” foi elaborado com a contribuição do arcebispo da Arquidiocese de Teresina, dom Juarez Sousa da Silva, e do coordenador regional de catequese da CNBB Nordeste 4, padre Wagner Francisco Carvalho. Também fazem parte da equipe de elaboração catequistas do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 3).

Sobre o 4º Nordestão de Catequese

Com o tema Catequese a serviço da IVC (Iniciação à Vida Cristã) numa Igreja Sinodal” e lema “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4) o 4º Nordestão da Catequese acontecerá de 21 a 23 de julho na capital piauiense.

Entre os assessores do encontro estarão o recém-nomeado arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa. Também está confirmada a participação do assessor nacional para animação Bíblico-Catequética, padre Jânison de Sá.

Oração

Deus, Pai de infinita bondade, a Vós confiamos o IV Nordestão de Catequese. Concedei-nos a vossa graça e ajudai-nos a perseverar na comunhão e na promoção de uma Catequese de inspiração catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã numa Igreja Sinodal.

Senhor Jesus Cristo, fortalecei a Vossa Igreja na missão, revigorai a fé dos discípulos missionários para que, em atenção à Vossa Palavra, “lancem as redes para a pesca” (Lc 5,4) chegando às periferias geográficas e existenciais, como testemunhas de tudo o que viram e ouviram na Mesa da Palavra de do Pão.

Espírito Santo, nosso defensor, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos, auxilia-nos na superação dos desafios da missão, na resistência à tentação da divisão e defesa da Casa Comum.

Nossa Senhora da Vitória, Mãe da Igreja e protetora dos catequistas, amparo da fé, orientai-nos a ser servos e servas de Vosso filho, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém!

Hino oficial

Catequese: vida e missão,
Passos firmes pela educação
Lançando as redes, fazendo ecoar
De Cristo o chamado à missão realizar.

Pelo batismo nós somos chamados. A ser presença no meio do povo, Na Eucaristia buscando o vigor. Pra dar as mãos e fazer mundo novo.

Tua palavra é luz para os passos. Clarão e rumo do bom caminhar. Vem catequista! Vem povo de Deus, Vem celebrar, vem evangelizar!

Educação, fé, missão e serviço: Fazer no mundo soar boa nova, Lançar as redes, o Mestre escutar. O seu caminho que tudo renova.

Pelos caminhos do nosso Nordeste, O sol radiante fecunda a semente: É o próprio Cristo que nos capacita, Para assumir a Missão permanente.

L e M.: Wanderson de Sousa Silva

da redação, com CNBB NE2