Inúmeros fieis se fizeram presentes na abertura do Jubileu Áureo da Diocese de Palmeira dos Índios, situada em Alagoas, desde a acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora do Amparo, até a Celebração Eucarística na Catedral, no último sábado, 11. A Procissão saiu da Igreja Divina Pastora, no bairro Palmeira de Fora, percorrendo as ruas da sede diocesana e atraindo diversas pessoas por onde passava.

“É uma experiência única e estávamos ansiosos por este momento, para que tudo fosse conforme a vontade de Deus”, coloca Marcos Batista, coordenador do Grupo Homens do Terço que animou todo o trajeto da Procissão com músicas e orações no Trio Elétrico.

A chegada da imagem da Padroeira causou manifestações efusivas ao entrar na Catedral Metropolitana, onde fieis já se encontravam para a Celebração Eucarística. Com início às 20h, a Santa Missa contou com a participação de vários padres, diáconos, seminaristas, religiosos, autoridades civis e demais povo de Deus.

Dom Dulcênio Fontes, bispo diocesano, ressaltou em sua homília a virtude do Silêncio na Virgem Maria. Percorrendo a história de Nossa Senhora, procurou pontuar momentos onde houve a expressão de sua contemplação silenciosa. “Na infância aprendendo as Sagradas Escrituras; na escuta de seus pais contando as maravilhas do Senhor; em sua oração encerrada em casa, especialmente, segundo a tradição, quando permaneceu em Éfeso; na maternidade divina; durante a visita a Isabel; na entoação do Magnificat; ao presenciar a profecia do Velho Simeão; na perda e encontro do Menino Jesus e durante a Páscoa de seu Filho”, afirmava o bispo, detalhando cada situação mencionada. Quando enfatizou o momento da cruz e a permanência da Virgem ali, Dom Dulcênio emocionou-se, continuando o discurso em meio às lágrimas.

Ao finalizar a Solenidade, o prelado diocesano mostrou-se bastante satisfeito com a quantidade de participantes e motivou-os a continuarem desta forma em todas as outras atividades do Jubileu. As comemorações se estendem até o dia 19 de Agosto, onde se fará presente o Núncio Apostólico do Brasil para o encerramento.

Fonte: Pascom de Palmeira dos Índios