A diversidade de carismas religiosos coloriu e enriqueceu, neste domingo (29), a Jornada Vocacional da Arquidiocese de Olinda e Recife. Durante todo o dia, jovens participaram de uma programação que procurou oferecer, a cada um, instrumentos para o discernimento vocacional na vida da Igreja: a vida religiosa consagrada, a missão leiga, o sacerdócio, o matrimônio. Cada uma das opções apresenta uma experiência de Deus diferente, pautada na fé e no compromisso com a Igreja.

Promovida pelo Serviço de Animação Vocacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (SAV – CRB), a Jornada ofereceu momentos de música, palestra e orientação de quem já tem experiência na caminhada. O padre Márcio José, convidado pela organização do evento, foi responsável pela palestra de animação dos jovens participantes. No ginásio do Colégio Damas, cedido pelas Religiosas da Instrução Cristã, os jovens puderam visitar barracas montadas com a história dos fundadores, a missão e a espiritualidade dos institutos religiosos e das congregações existentes no território arquidiocesano. Segundo a missionária claretiana Micaela Cristina, que faz parte do SAV-CRB, a Jornada teve o objetivo de apresentar os carismas para ajudar no discernimento vocacional dos jovens.

Há 12 institutos, ordens e congregações religiosas masculinas na Arquidiocese de Olinda e Recife. As femininas são 35. Boa parte se fez presente na missa celebrada pelo arcebispo, dom Paulo Jackson, que marcou o encerramento da Jornada Vocacional. Em sua homilia, dom Paulo fez os fiéis refletirem sobre a centralidade de Jesus em todas as vocações. Com um crucifixo na mão, falou sobre a haste vertical da cruz, que conecta terra e céu, e sobre a haste horizontal, que faz todos irmãos num grande abraço de Jesus. “Trabalhemos para fazer a experiência pessoal de Deus, para acolher o seu chamado de amor”, disse o arcebispo.

Os carismas eram diferentes inclusive no presbitério: o padre salesiano James Lucena, o dehoniano Carlos Fred que é vigário episcopal para a Vida Religiosa e Consagrada e o diocesano padre Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese. Os reitores dos seminários maior e menor da Arquidiocese, padre João Bosco Costa Lima e padre José Josivan Sales, também concelebraram a missa. Eles orientam cerca de 100 seminaristas na caminhada rumo ao sacerdócio.

A participação dos jovens alegrou o coração do arcebispo: seminaristas diocesanos, jovens redentoristas, vocacionados franciscanos, Medianeiras da Paz, religiosas Paulinas e integrantes do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) eram alguns dos que aproveitaram a animação do dia. Algumas famílias dos vocacionados também participaram da celebração. “Saúdo e acolho com alegria os sacerdotes, os religiosos e religiosas consagrados das diversas congregações, os seminaristas de nossa Arquidiocese e de outras dioceses, e os leigos e leigas consagrados pelo Batismo que vivem no cotidiano o testemunho do evangelho”, disse dom Paulo. “É muito bonito ver tantas cores, tantas faces, tantas pessoas que querem construir uma comunhão vocacional na Igreja”.

A Jornada Vocacional realizada neste domingo vem contribuir para a vivência do terceiro Ano Vocacional do Brasil. Inspirado no documento final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o Ano Vocacional tem o objetivo de promover a cultura vocacional em todas as comunidades eclesiais a partir do tema “Vocação: Graça e Missão” e do lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

Pascom AOR