O barulho e o brilho dos fogos iniciaram a tradicional procissão de Santo Amaro, nesta segunda-feira, 15 de janeiro, em frente à igreja matriz da Paróquia de Santo Amaro, no centro de Jaboatão dos Guararapes. A saída do andor, ornado de flores amarelas, marcou o dia dedicado ao santo padroeiro da cidade, que reuniu milhares de fiéis para participar da procissão e da missa de encerramento da festa.

Esta foi a 426ª edição da festa – uma das mais antigas do Brasil – que reverencia o santo nascido em Roma, na Itália, no século VI, e que se tornou monge beneditino com apenas 12 anos de idade. Famoso pelos milagres de caminhar sobre as águas para salvar um rapaz que se afogava e de multiplicar os pães de um pobre mosteiro, Santo Amaro é conhecido também por socorrer os que a ele recorrem para alívio das dores reumáticas e musculares.

Muito gripado, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, não participou da festa em Jaboatão dos Guararapes, como programado. A missa de encerramento foi presidida pelo pároco, monsenhor Rogério Silva, e a homilia foi feita pelo padre Damião Silva. Foram dez dias de celebrações, novenas e shows, refletindo o tema “Santo Amaro, exemplo de um coração ardente e zelo pela missão”. Segundo o pároco, muito se tem a aprender com o exemplo de santidade do padroeiro: a humildade, a fé, o pronto serviço a Deus e aos irmãos. “O povo de Jaboatão encerrou os festejos com chave de ouro, porque está tudo muito bonito, como nosso padroeiro merece. Agora, sim podemos dizer que o Ano Novo começou”, disse monsenhor Rogério, confirmando o dito popular que afirma que, em Jaboatão, o Ano Novo só começa depois da festa do padroeiro.

A homilia de padre Damião Silva lembrou a povo que um exemplo como o de Santo Amaro não é apenas para ser admirado, mas imitado. “Precisamos acolher este exemplo no coração e transformá-lo em atitudes e ações em favor do próximo, dos que passam dificuldades, dos mais necessitados”, disse. “Tenho certeza de que, depois de orações e louvores a Deus neste dia, voltaremos para casa mais fortalecidos, alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, com a mesma fé de Santo Amaro”, concluiu.

Cerca de 20 mil pessoas participaram da festa no dia 15, lotando a ladeira da matriz. Um telão foi instalado no meio da ladeira, transmitindo a celebração eucarística ao vivo, para facilitar a visão e a participação das pessoas. “Daqui do alto, tudo fica mais bonito” foi o bordão que animou toda a festa.

Fiéis de todas as idades prestigiaram os festejos em Jaboatão. Recém formada em odontologia, Gleicielly Lira, de 21 anos, mora na rua da matriz desde 2016, mas já participava da festa antes disso. “Sempre gostei da vida em comunidade, da Igreja, e esse ano, de modo especial, estou amando a festa porque estou trabalhando mais de frente, em uma equipe jovem da Paróquia”, explicou. “É muita correria, muito trabalho, mas é muito gratificante servir a Deus nessa festa tão bonita”.

O escrevente de cartório José Antônio Lopes da Silva, de 59 anos, deu seu depoimento com lágrimas nos olhos. “Eu me emociono ao falar de Santo Amaro e da festa porque nasci aqui, cresci aqui, nesta paróquia onde fui batizado e fiz minha Primeira Comunhão”, afirmou. Integrante da Pastoral da Família, José Antônio educou os filhos na mesma fé em Deus e com devoção a Santo Amaro. “Minha família me criou subindo a ladeira para ir à igreja e acho que é importante levar esse ensinamento aos mais jovens, porque só se ama o que se conhece, não é verdade?”, continuou. Suas palavras se encerraram com elogios à festa e ao pároco: “Isso aqui é lindo. Parabéns ao monsenhor Rogério, amigo do povo, padre que apoia e incentiva a Pastoral da Família, e parabéns à Paróquia por essa festa”.

Pascom AOR